O mistério da Santíssima Trindade entendida pelos títulos da PAULUS Editora | Paulus Editora

Notícias

15/05/2024

O mistério da Santíssima Trindade entendida pelos títulos da PAULUS Editora

Por Imprensa

 

No dia 26 de maio, celebra-se em toda a Igreja católica a Solenidade da Santíssima Trindade, mais importante mistério da fé cristã.

Por meio dele, Deus se revela como Pai, Filho e como Espírito Santo. Para bem celebrar esse momento, é importante que os fiéis compreendam que não se trata de três pessoas, mas de um único Deus manifestado ao seu povo.

Segundo a Doutrina Social da Igreja: “A Trindade é una. Nós não confessamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: a Trindade consubstancial. As pessoas divinas não dividem entre Si a divindade única: cada uma delas é Deus por inteiro: O Pai é aquilo mesmo que o Filho, o Filho aquilo mesmo que o Pai, o Pai e o Filho aquilo mesmo que o Espírito Santo, ou seja, um único Deus por natureza. Cada uma das três pessoas é esta realidade, quer dizer, a substância, a essência ou a natureza divina.

Ao longo dos séculos, muitos foram os autores, teólogos e padres que meditaram à luz das Sagradas Escrituras sobre a manifestação trinitária, entre eles estão: Santo Agostinho, Santo Hilário, Novaciano e autores contemporâneos. Muitos desses escritos ainda hoje, representam uma fonte inesgotável de sabedoria e entendimento sobre a Santíssima Trindade.

A PAULUS Editora possui em seu catálogo muitos títulos acerca desse mistério. Confira:

Iluminação trinitária em Santo Agostinho

 

O livro de Cristiane Ayoub é uma contribuição aos estudos agostinianos, porque retoma a teoria da iluminação a partir de um novo horizonte de trabalho. Com roupagem nova, o estudo toma como base as análises trinitárias de Agostinho, alçando voos nomeadamente no campo da moral e da ontologia agostinianas. Mediante uma reconstrução paciente do itinerário percorrido pela obra, a importância da matriz trinitária acentua-se em momentos distintos e bem delimitados, porque apoia-se num texto sólido, sem a tradicional restrição ao campo da teoria do conhecimento. A publicação é composta de cinco partes, conclusão, ampla bibliografia e apêndices que a complementam-na ainda mais. Saiba mais!

 

 

 

Introdução à Trindade

 

Onde a Santíssima Trindade começou como doutrina? Por que essa doutrina se desenvolveu? Como os cristãos podem falar de Deus como três pessoas e, ao mesmo tempo, um só Deus? Introdução à examina como a doutrina da Trindade foi interpretada pelo cristianismo oriental, pelo cristianismo ocidental e pelos teólogos contemporâneos, entre os quais teólogas feministas e teólogos do processo. Construindo uma síntese de todas essas linhas, a autora faz um esforço de “reautenticar” a doutrina da Trindade. A corajosa fundamentação numa ampla diversidade de fontes tem o objetivo de estimular a reflexão do leitor para a recuperação e renovação desta doutrina cristã essencial. Saiba mais!

 

 

 

Patrística – A Trindade – Vol. 7

 

Na obra “Patrística – A Trindade – Vol. 7”, as teses apresentadas sobre o mistério da Santíssima Trindade foram assumidas por toda a Igreja do Ocidente e continuam a exercer forte influência pelos séculos afora. A obra nos introduz na vida íntima do Deus-Trino e na própria vida de nosso espírito. O desejo de Santo Agostinho é mostrar ser a vida divina particularmente semelhante à atividade íntima da alma que se pensa, se conhece e se ama. Ele almeja fazer a mente humana voltar ao Criador e levá-la a tomar consciência de sua dignidade de imagem de Deus. Saiba mais!

 

 

 

Creio na trindade – A fé trinitária explicada aos catequistas

 

 

Apresentado em formato de perguntas e respostas, a obra “Creio na Trindade – A fé trinitária explicada aos catequistas” dá início à coleção “Teologia para catequistas”. A publicação é um compilado de três obras de João Batista Libanio já publicadas pela Editora. Falecido em 2014, Libanio deixou um imenso legado espiritual e teológico. A obra oferece um verdadeiro testamento de seu pensamento, marcado pela capacidade de analisar o presente, apontando as perspectivas eclesiais para o futuro. Saiba mais!

 

 

 

 mistério de Deus revelado por Jesus

 

 

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Ó Trindade que adoro! O mistério de Deus revelado por Jesus”, escrito por Guido Marini com traduções de Padre Mario do Santos, ssp, convida o público a meditar sobre o mistério da comunhão de amor entre as pessoas divinas da Santíssima Trindade. Segundo o autor, o mistério que toca, transforma e assume a cada cristão com amor incondicional. Saiba mais!