Títulos para conhecer São Luís Maria Grignion de Montfort, cuja memória é celebrada em 28 de abril | Paulus Editora

Notícias

13/04/2022

Títulos para conhecer São Luís Maria Grignion de Montfort, cuja memória é celebrada em 28 de abril

Por Imprensa

No dia 28 de abril, a Igreja Católica celebra a memória de São Luís Maria Grignion de Montfort, um dos maiores santos dos tempos modernos e grande propagador da devoção à Santíssima Virgem Maria.

São Luís Montfort nasceu em 31 de janeiro de 1673 em Montfort-La-Cane, na Bretanha. Em 1695, entrou no Seminário Menor de Saint-Suplice e cinco anos depois foi ordenado sacerdote. Tornou-se capelão no Hospital Geral da Diocese de Poitiers, onde enfrentou grandes provações, pois foi hostilizado por bispos e padres. Em 1706, obrigado a deixar a cidade, foi em peregrinação a Roma, onde foi recebido pelo Papa Clemente XI e recebeu o título de missionário apostólico. Em meados de 1708 voltou à região de Nantes, onde as missões vão seguir-se numa cadência rápida. Neste local, manda erigir um Calvário, como um memorial. Ali também dedicou-se ao atendimento dos pobres e sofredores.

São Luís Maria Grignion fundou a Congregação das Filhas da Sabedoria, a Congregação dos Irmãos de São Gabriel e a Companhia de Maria, dos Padres Missionários Monfortinos. Com os Irmãos, que já trabalhavam com ele nas missões ou nas escolas assistenciais, forma o primeiro núcleo da sua companhia de missionários e surgem as Regras, que serão o fundamento de suas famílias espirituais. Grignion faleceu durante uma missão em Saint-Laurent-sur-Sèvre, em 28 de abril de 1716, aos 43 anos de idade.

Entre os diversos escritos, destaca-se o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria”, popularizado sobretudo pelo papa São João Paulo II, que em sua juventude consagrou-se a Maria através deste texto, que tornou-se seu livro de cabeceira. Em seu brasão episcopal, o Santo Padre acrescentou os dizeres “Tuus totus”, uma referência a uma prece de Montfort: “Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt” (“Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence, meu amável Jesus, por meio de Maria, tua Santa Mãe”).

Para conhecer melhor a vida e a obra deste grande santo da Igreja, a PAULUS Editora indica alguns títulos clássicos de São Luís Maria Grignion de Montfort, entre eles “Obras completas”, lançada em 2021 pela PAULUS Editora, um material inédito no Brasil. Neste link você acompanha a live de lançamento do livro com Pe. Luiz Augusto Stefani, Superior Geral dos Missionários Monfortinos.

Obras completas – São Luís Maria Grignion de Montfort


Como parte da coleção “Clássicos do Cristianismo”, a PAULUS apresenta a publicação “Obras completas”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Dividida em três partes, o livro apresenta as facetas do santo como escritor espiritual, missionário e fundador. “Temos nas mãos um instrumento muito útil. Lido com atenção, será o nosso grande aliado no caminho da santidade. Levar-nos-á ao encontro de Jesus Cristo, a Sabedoria Eterna, o fim último da vida de São Luís Maria; ajudar-nos-á a entender o papel de Maria Santíssima no projeto de salvação e abrirá o nosso coração aos pobres, os preferidos de Deus”, afirma Padre Luiz Augusto Stefani, smm, superior geral dos Missionários Monfortinos. Saiba mais.

Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria

Em “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria”, publicado pela PAULUS como parte da coleção “Clássicos do cristianismo”, o leitor encontrará uma apresentação com aspectos da vida de São Luís Maria Grignion de Montfort, a contextualização histórica do Tratado e um apêndice de orações, que são os exercícios espirituais preparatórios para a consagração à Santíssima Virgem Maria. O texto foi escrito por volta do ano 1712 e encontrado nos arquivos dos padres monfortinos em 1842, após ter sido esquecido por mais de um século, a fim de se cumprir uma profecia do próprio São Luís de Montfort. Em 1843, foi publicado pela primeira vez. Saiba mais.

 

O amor da Sabedoria eterna

 

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “O amor da Sabedoria eterna” medita sobre o tema da sabedoria eterna e a Palavra de Deus como fundamentos da ação evangelizadora e da espiritualidade. Num primeiro momento, a obra foi destinada à Congregação das Filhas da Sabedoria, fundada pelo religioso. Contudo, a publicação deseja situar homens e mulheres de boa vontade no amor pela sabedoria eterna, a partir do conhecimento, reflexão e meditação sobre o amor infinito que Jesus demonstrou por nós, assumindo a forma humana no seio da Virgem Maria ao morrer na cruz pela humanidade. Saiba mais.

 

O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário: para se converter e se salvar

 

São João Paulo II se refere ao “Segredo admirável do Santíssimo Rosário para se converter e se salvar” como “uma preciosa obra sobre o Rosário” (Rosarium Virginis Mariae, n. 8), na qual São Luís Maria caracteriza o Santo Rosário como oração cristológica, que nos leva a meditar os mistérios da vida, paixão e morte, ressurreição e glória de Nosso Senhor Jesus. Apesar de seu reconhecimento como “obra preciosa”, o livro foi publicado pela primeira vez em 1912 (ou seja, quase duzentos anos depois da morte de São Luís Maria Grignion de Montfort, depois de sua beatificação e antes de sua canonização. Saiba mais.

 

O Segredo de Maria: Sobre a escravidão da Santíssima Virgem

O Segredo de Maria pode ser considerado uma síntese do Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria. Escrito no estilo de uma carta de exortação à santidade pela perfeita devoção a Nossa Senhora, tornou-se a segunda obra mais conhecida de São Luís Maria Grignion de Montfort. O propósito inicial de São Luís Maria ao dirigir-se a uma “alma predestinada” é revelar um segredo que ele próprio recebeu do Espírito Santo. O segredo de Maria, portanto, visa ensinar à alma predestinada, e também a nós hoje, uma prática, um método e um caminho de santidade que culminam na verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria. Saiba mais.