Títulos da PAULUS Editora para celebrar o Dia da Terra | Paulus Editora

Notícias

20/04/2023

Títulos da PAULUS Editora para celebrar o Dia da Terra

Por Imprensa

Buscando conscientizar a sociedade para os cuidados com o meio ambiente e todas as formas de vida, celebra-se no dia 22 de abril o Dia da Terra. Inspirados pelo gesto do senador norte-americano Gaylord Nelson, que promoveu em 1970 uma manifestação em prol do meio ambiente, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu em 2009 a data em seu calendário, reconhecendo a necessidade de proteger e defender a Terra e seus ecossistemas.

Ao abordar os diversos tipos de poluição, que degradam rios e florestas, na Encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco alerta: “Contemplando o mundo, damo-nos conta de que este nível de intervenção humana, muitas vezes ao serviço da finança e do consumismo, faz com que esta terra onde vivemos se torne realmente menos rica e bela, cada vez mais limitada e cinzenta”. 

Para auxiliar no debate e na reflexão do tema, confira a seguir sugestões de títulos da PAULUS Editora que abordam a necessidade de voltarmos nosso olhar para o meio ambiente e o cuidado da “Casa Comum”. São livros que dialogam com diversos públicos, desde crianças até o estudo acadêmico do tema. Confira:

Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum

 

Lançada em junho de 2015, a encíclica do Papa Francisco Laudato Si’ convida a todos os cristãos homens e mulheres, a refletirem sobre o meio ambiente, e a pensar nos diversos males que os homens têm causado ao planeta Terra, em virtude da ação descontrolada da atividade humana, em busca do poder e do progresso econômico. Em razão da deterioração global do ambiente, o apelo do Papa Francisco se dirige a cada pessoa que habita neste planeta e fala sobre o urgente desafio de proteger a “casa comum” e inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. Saiba mais.

 

Casa comum ou globalização da indiferença?

Escrita por Paulo César Nodari, a publicação visa apresentar uma reflexão embasada sobre os grandes desafios éticos e políticos da nossa época, motivadas pelas Encíclicas do Papa Francisco, respectivamente, Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020). As considerações apresentadas no livro visam conduzir o leitor a uma reflexão acerca de temas de relevância mundial, em uma época marcada pelo desenvolvimento e pelo poder primaz da ciência e da tecnologia, e, por outro lado, pelas marcas dilacerantes da pandemia da Covid-19 e pela globalização da indiferença. Saiba mais.

 

Catequese e ecologia: espiritualidade ecológica e catequese responsável

 

Os desafios apresentados pela atual crise socioambiental são amplos e complexos. Nesse sentido, é urgente uma nova visão das atitudes ecológicas do ser humano, levando-o a desenvolver formas de cuidado e proteção das relações de vida. É necessário resgatar a realidade da integridade e a interdependência entre todos os seres vivos. Nessa dimensão, o ser humano ressignifica o seu existir e religa-se à sua missão de servo e mantenedor da vida, “cultivando” e “guardando” a criação – compreendida na sua plenitude. Saiba mais.

 

A terra sem males – mito guarani

A publicação “A terra sem males – Mito guarani”, da PAULUS Editora, fala do profundo anseio do ser humano por um mundo melhor, mais feliz, sem guerras e sem maldades. No livro, Guirapoty parte com sua família em direção ao mar para escapar do incêndio que vai acabar com a terra, mas o pajé prevê que logo aconteceriam enchentes, e, para proteger sua família, ele constrói uma casa. A obra apresenta também uma seção informativa, na qual o leitor tem a oportunidade de conhecer o sentido do mito, bem como os elementos da história e da cultura indígena no Brasil. Saiba mais.

 

O tribunal dos bichos

A obra “Tribunal dos Bichos”, escrita por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, onde, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas. Relatos das vítimas do tráfico de animais silvestres e de experiências em laboratório surgiam de todas as partes do mundo. Tais ações levaram os bichos a se reunir num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. O autor ainda apresenta, ao final do volume, um interessante vocabulário ecológico com os termos grifados do texto. Saiba mais.