Títulos da PAULUS abordam o tema do cuidado com o meio ambiente | Paulus Editora

Notícias

08/03/2023

Títulos da PAULUS abordam o tema do cuidado com o meio ambiente

Por Imprensa

No dia dedicado à Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, confira as sugestões para abordar o tema

A cada ano, os noticiários alertam para as graves consequências da mudança climática. Recentemente, no litoral norte paulista, 65 pessoas perderam a vida após um temporal que devastou as cidades e deixou centenas de pessoas desabrigadas. Para advertir sobre a gravidade do tema e a necessidade de promover iniciativas que protejam o meio ambiente e reduzam os danos causados, o dia 16 de março é marcado como o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Em sua encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco alerta: “A humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, de produção e de consumo, para combater este aquecimento ou, pelo menos, as causas humanas que o produzem ou acentuam”. 

Para marcar a data e promover a reflexão e a conscientização do cuidado com a chamada “casa comum”, a PAULUS Editora indica títulos que abordam diferentes reflexões feitas sobre o tema do cuidado com o meio ambiente. Entre as indicações, estão livros que auxiliam educadores e pais a introduzir o assunto com as crianças. Confira:

Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum

 

Lançada em junho de 2015, a encíclica do Papa Francisco Laudato Si’ convida a todos os cristãos homens e mulheres, a refletirem sobre o meio ambiente, e a pensar nos diversos males que os homens têm causado ao planeta Terra, em virtude da ação descontrolada da atividade humana, em busca do poder e do progresso econômico. Em razão da deterioração global do ambiente, o apelo do Papa Francisco se dirige a cada pessoa que habita neste planeta e fala sobre o urgente desafio de proteger a “casa comum” e inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. Saiba mais.

 

Generatividade Ambiental: a vida ameaçada

A humanidade avança, a passos largos e ladeira abaixo, em um percurso degenerativo quanto ao uso dos recursos naturais. A emergência planetária, consequência dos contínuos fracassos da sociedade, tem origem no tipo de linguagem utilizada na comunicação no decorrer dos tempos. Mas, e o futuro? O que queremos oferecer para as próximas gerações? A preocupação gerada por esse tópico e os subsequentes questionamentos norteiam este livro que aborda como a engenharia ambiental, a linguagem e a cultura podem contribuir para evitar a catástrofe que se mostra adiante. Saiba mais.

 

 

Casa comum ou globalização da indiferença?

Escrita por Paulo César Nodari, a publicação visa apresentar uma reflexão embasada sobre os grandes desafios éticos e políticos da nossa época, motivadas pelas Encíclicas do Papa Francisco, respectivamente, Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020). As considerações apresentadas no livro visam conduzir o leitor a uma reflexão acerca de temas de relevância mundial, em uma época marcada pelo desenvolvimento e pelo poder primaz da ciência e da tecnologia, e, por outro lado, pelas marcas dilacerantes da pandemia da Covid-19 e pela globalização da indiferença. Saiba mais.

 

Onde fica o meio ambiente?

Escrita por Shirley Souza, a obra conta a história de quatro estudantes que, embora tenham personalidades distintas, precisam juntar-se para realizar um trabalho escolar em defesa do meio ambiente. Durante o projeto, os jovens compreendem que a ação individual é importante, mas que nem tudo pode ser feito por uma só pessoa. O livro incentiva a prática de ações como pesquisas de opinião, campanhas de conscientização, abaixo-assinado e a acompanhar ONGs como o Greenpeace e SOS Mata Atlântica. A obra ressalta que as atividades realizadas com o apoio das instituições de ensino têm papel fundamental na disseminação da consciência ambiental. Saiba mais.

 

A terra sem males – mito guarani

O livro “A terra sem males – Mito guarani”, da PAULUS Editora, fala do profundo anseio do ser humano por um mundo melhor, mais feliz, sem guerras e sem maldades. No livro, Guirapoty parte com sua família em direção ao mar para escapar do incêndio que vai acabar com a terra, mas o pajé prevê que logo aconteceriam enchentes, e, para proteger sua família, ele constrói uma casa. A obra apresenta também uma seção informativa, na qual o leitor tem a oportunidade de conhecer o sentido do mito, bem como os elementos da história e da cultura indígena no Brasil. Saiba mais.

 

O tribunal dos bichos

A obra “Tribunal dos Bichos”, escrita por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, onde, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas. Relatos das vítimas do tráfico de animais silvestres e de experiências em laboratório surgiam de todas as partes do mundo. Tais ações levaram os bichos a se reunir num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. Ao final do volume, o autor ainda apresenta um interessante vocabulário ecológico com os termos grifados do texto. Saiba mais.

 

Direitos do coração: como reverdecer o deserto

Diante da urgente questão do meio ambiente e aquecimento global, o teólogo e filósofo Leonardo Boff se volta para os seres humanos e seus sentidos e dali, a partir do coração, anuncia conceitos para se alcançar um modo de vida mais sustentável. A obra ressalta que nos falta despertar para um coração que realmente sinta, se compadeça, se solidarize e ame a Terra, seus ecossistemas e todos os companheiros nesta caminhada terrestre. Também alerta sobre a urgência para com o meio ambiente e anuncia os direitos do coração, mandamentos que devem ser proclamados e vividos em função de nossa própria sobrevivência. O objetivo do texto é convidar as pessoas para aprender a sentir, a unir uma razão, geralmente fria e calculista, ao afeto caloroso e irradiante. Saiba mais.