Simpósio PAULUS de Pastoral e Comunicação aponta novos caminhos para a evangelização | Paulus Editora

Notícias

31/10/2014

Simpósio PAULUS de Pastoral e Comunicação aponta novos caminhos para a evangelização

Por Imprensa

Simposio20-10-2014-105

( da esquerda para direita: Pe. Antonio da Silva, Pe. Valdir de Castro, Profª Dra. Ir. Joana Puntel, ProfºDr. João Décio e Pe. Jackson Alencar )

No último dia do Simpósio de Pastoral e Comunicação, 30 de outubro, o evento realizado na FAPCOM, (Faculdade PAULUS de tecnologia e comunicação), terminou em grande estilo. A primeira reflexão idealizada pela Ir. Joana T. Puntel, mestra e doutora em comunicação, trouxe o tema: Comunicação: Eixo da ação Pastoral da Igreja, e revelou que a comunicação na sociedade atual é vista como elemento articulador das principais mudanças na sociedade, comparada a um eixo dinâmico que move a ação pastoral. Também relembrou como Pe. Tiago Alberione introduziu na Igreja o significado e a importância da comunicação para uma evangelização fraterna, capaz de chegar ao maior número de pessoas possível, utilizando os seus diversos meios.

Segundo Ir. Joana, a comunicação é ferramenta primordial na nova evangelização, desde que caminhe com os meios digitais. Não que seja o centro, pois o centro é Jesus, contudo pode mover as pessoas em direção ao Cristo. Puntel interpela que a ação da Igreja, deve estar em sintonia com a as mudanças do contexto social, apoiadas no diálogo, fé, e cultura. Dessa forma as pastorais devem tentar alargar os horizontes com sensibilidade aos novos tempos, onde a sociedade vive imersa ao mundo tecnológico. Em seguida apontou novos caminhos para a evangelização, a partir do abandono dos métodos e ações do passado. Ir. Joana também alertou para uma emergente revisão pastoral, para despertar uma nova mentalidade.

A segunda palestra da noite teve como tema: Conversão Pastoral: Desafio de renovação da Igreja, e foi conduzida pelo Prof. João Décio Passos, Doutor em Ciências Sociais e livre docente em Teologia. Em sua reflexão Décio enfatizou a necessidade de conversão das pastorais nas mudanças de hábitos e também em toda estrutura da Igreja. Para ele é preciso repensar o modo de ser Igreja, a partir do encontro com Jesus no outro e por meio da vivência do Amor. Comentou que a Igreja deve estar a serviço do povo, conforme orienta o Papa Francisco, as pastorais precisam estar engajadas, na saída permanente da evangelização. Com esse viés, a pastoral é convidada a viver a busca de uma constante renovação.

Ir. Joana T. Puntel é paulina. Possui graduação em Jornalismo, mestrado em comunicação pela Universidade Metodista de S. Bernardo, doutorado em Comunicação pela Simon Frazer University (Vancouver, Canadá) e pós- doutorado pela The London School of Economics and Political Sciene ( Londres- Inglaterra). É orientadora pedagógica do Serviço da Pastoral da Comunicação ( SEPAC) onde atua como professora de pós-graduação e também coordena o Curso de Jornalismo na FAPCOM.

João Décio Passos é Doutor em Ciências Sociais e livre docente em Teologia, professor do Departamento de Ciência da Religião da PUC-SP e do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). É autor de diversas publicações, sendo seu último livro Concílio Vaticano II – Reflexões sobre um carisma em curso, publicado pela PAULUS.