Renúncia do Papa Bento XVI completa 9 anos em 11 de fevereiro | Paulus Editora

Notícias

07/02/2022

Renúncia do Papa Bento XVI completa 9 anos em 11 de fevereiro

Por Imprensa

Bento XVI: um construtor de pontes entre os mundos.

No dia 11 de fevereiro, completam-se 9 anos do anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, um gesto que surpreendeu o mundo inteiro. No Consistório realizado naquela data, o então Pontífice anunciou:

“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.”

Lançado recentemente pela PAULUS Editora, o livro “Bento XVI – A vida”, escrito por Peter Seewald, jornalista bávaro e biógrafo do Papa Bento XVI, relata também este momento crucial do papa emérito. Com riqueza de detalhes e contando com fontes ligadas ao biografado, o autor relata as motivações e os bastidores deste momento histórico da Igreja Católica e da humanidade. Sobre o papa emérito, o autor contextualiza: “Como papa de uma época de transição, Bento XVI é tanto o final do antigo quanto o começo de algo novo, um construtor de pontes entre os mundos. Ele mostra que a religião e a razão não são antagônicas. Que justamente a razão é a responsável por evitar que a religião resvale para loucas fantasias e fanatismos. Ele cativa com seu jeito nobre, seu elevado espírito, a honestidade da análise e a profundidade e a beleza de suas palavras.”

Para recordar a data, a PAULUS Editora indica títulos que aprofundam a vida, a obra e toda a riqueza teológica e espiritual do cardeal Joseph Ratzinger, eleito em 2005 como Papa Bento XVI. Confira:

Box Bento XVI – A vida

Na obra “Bento XVI – a vida”, o leitor acompanha os detalhes e pormenores da vida daquele que é considerado um dos teólogos e pensadores mais importantes de nossa época. O autor também aborda temas delicados, como os escândalos vividos pela Igreja durante o papado de Bento XVI e os motivos que o fizeram renunciar. Seewald contextualiza os períodos relatados na obra, numa envolvente narrativa. A publicação está dividida em dois volumes, compostos por 74 capítulos, além de trazer fotografias de diversos momentos da vida do pontífice. Para a produção da hercúlea biografia, Seewald fez mais de 2 mil perguntas ao biografado ao longo de 30 anos de convívio. Saiba mais.


Bento XVI, a Igreja Católica e o “Espírito da Modernidade” – uma análise da visão do Papa Teólogo sobre o “mundo de hoje”

Escrito por Rudy Albino de Assunção, o livro Bento XVI, a Igreja Católica e o “Espírito da Modernidade” – uma análise da visão do Papa Teólogo sobre o “mundo de hoje” é fruto de sua tese de doutorado do autor e oferece um poderoso exame sociológico da teoria da modernidade não apenas do teólogo que se tornou Papa, mas do Papa que nunca deixou de ser teólogo. Assunção alicerça seu estudo no principal recurso analítico da sociologia da religião de orientação weberiana: a secularização. Ele mostra que a teoria weberiana é bidimensional e contempla tanto os processos de ruptura quanto de continuidade entre cristandade e modernidade. Saiba mais.

 

Bento XVI – Minha Herança Espiritual

 

O livro “Bento XVI – Minha Herança Espiritual” reúne uma síntese dos valores e fundamentos de seu rico e valioso magistério. A obra é dividida em seis partes. Nela, há diversos ensinamentos que Bento XVI deixou nestes anos de pontificado, sendo o mais urgente deles o convite para buscar a Deus e também a ser testemunhas autênticas da fé. Ao decorrer das páginas, o leitor encontrará temas como, fundamentos em Cristo, na escola de Maria, na fé da igreja, nutridos pela oração e como complemento a cronologia de sua trajetória. Saiba mais.

 

Liberar a Liberdade – Fé e política no terceiro milênio

A PAULUS Editora apresenta a obra “Liberar a Liberdade – Fé e política no terceiro milênio”, escrita por um dos maiores intelectuais da doutrina católica da atualidade, Joseph Ratzinger – Bento XVI. O prefácio, escrito pelo Papa Francisco, enfatiza que o tema da relação entre fé e política, sempre esteve no centro das atenções de Joseph Ratzinger, atravessando todo o seu caminho intelectual e humano. O livro convida o leitor a meditar a relação entre fé e política, especialmente sobre uma ação política que coloque a família, a solidariedade e a igualdade no centro de sua atenção e programação. Saiba mais.

 

Encíclicas de Bento XVI

O presente volume da coleção “Documentos da Igreja”, com organização e apresentação de Rudy Albino de Assunção, reúne as Cartas Encíclicas Deus caritas est, “Spe salvi” e “Caritas in veritate”, redigidas por Bento XVI ao longo de seu pontificado (de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013), e “Lumen Fidei”, publicada em 5 de julho de 2013, considerada, ao mesmo tempo, a última encíclica de Bento XVI e a primeira de Francisco, tendo sido a primeira encíclica redigida por dois papas. Saiba mais.