Vida, técnica e responsabilidade é a nova obra da PAULUS Editora | Paulus Editora

Releases

23/06/2015

Vida, técnica e responsabilidade é a nova obra da PAULUS Editora

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Vida, técnica e responsabilidade
Autor (a): Jelson Oliveira/Geovani Moretto/Anor Sganzerba
Coleção: Ethos
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 200
Área de interesse: Filosofia e ciências humanas

O Livro Vida, técnica e responsabilidade – Três ensaios sobre a filosofia de Hans Jonas, dos autores Jelson Oliveira, Geovani Moretto e Anor Sganzerba, apresenta a filosofia do alemão Hans Jonas.

Hans Jonas é conhecido pelos seus trabalhos em torno dos problemas éticos sociais criados pela tecnologia. Hans conviveu com os mais importantes pensadores de sua época, como Husserl e Heidegger e foi reconhecido pela obra O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica.

Segundo os autores, a Filosofia de Hans Jonas não só exprime questões de relevância teórica, como também está marcada por um prodigioso sentido histórico-existencial. O filósofo toca nos mais graves problemas do século XX, eventos cruéis, atraentes e inquietantes: as duas grandes guerras, o horror dos campos de concentração, a bomba atômica e o avanço desenfreado das tecnologias, além da crise dos fundamentos trazida pelo niilismo cultural.

Hans revela uma posição contrária de sua época, em relação ao nazismo e recusa alguns dos dogmas fundamentais da filosofia contemporânea. Jonas critica a ciência moderna e a labuta materialista. De acordo com os autores, o filósofo foi um dos primeiros a observar o quanto a vida, em sua fragilidade e dependência, encontra-se ameaçada pelo avanço da civilização tecnológica. Neste contexto, o filósofo propõe filosofar sob vigilância, atento aos sinais sem render-se a eles, interpondo a si um pensar crítico.

Dessa forma, o livro é uma tentativa de indicar como Hans Jonas manteve essa posição. Os autores trazem a reflexão sobre três temas molares: a vida, a técnica e a responsabilidade. A gênese dos ensaios é uma reflexão coletiva de temas que articulam e exemplificam o principal da filosofia jonasiana. Em resumo, surge a seguinte indagação: se a vida está ameaçada pela técnica, é necessária uma nova ética da responsabilidade?

Jelson Oliveira – Doutor em filosofia pela UFSCar. É professor do Programa de pós-graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no qual desenvolve pesquisas sobre a Ética e Filosofia Política, no pensamento de Hans Jonas. É atual coordenador do GT Hans Jonas da ANPOF.

Geovani Moretto – Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atualmente exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Filosofia e da Especialização Ética em Perspectiva. É mestre em Filosofia contemporânea e cursa doutorado na linha de pesquisa Ética e Filosofia política.

Anor Sganzerla – Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos; é professor adjunto do curso de Filosofia e professor permanente do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR.