Ficha Técnica
Título: Vida de Santo Agostinho
Autor (a): Possídio
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 96
Área de interesse: Filosofia, Teologia, Sociologia, Ciências Humanas
Obra da PAULUS apresenta a biografia de Santo Agostinho
Agostinho é um dos santos e doutores da Igreja Católica mais admirados da história. Sua admiração não se restringe ao Catolicismo. Ele consegue encantar inclusive ateus. Isso porque é um dos grandes filósofos da Idade Média. Mas sua inteligência não se limita à Filosofia. É também considerado um grande teólogo.
A vida de santo Agostinho, escrita por Possídio, se diferencia de todas as obras já escritas por outros autores. Possídio viveu com Agostinho no monastério, tornando-se um amigo próximo do bispo de Hipona. Tempo suficiente para conhecê-lo bem. Mas não foi só o convívio monástico que levou o autor a escrever a obra.
Agostinho e Possídio foram grandes amigos, confidentes e pastores. Por essas características a obra ganha uma conotação diferenciada. “Está muito longe das vidas romanceadas dos monges, escrita por são Jerônimo. Não é nem um penegírico, nem uma oração fúnebre; mas uma biografia que procura aproximar-se da tradição profana, sobretudo da de Suetônia. Todavia, ela revela também alguns traços típicos da hagiografia cristã”, destaca Mohrmann, apresentador da obra.
A obra pode ser lida de dois modos: o primeiro em quatro divisões – Vida de Agostinho até a ordenação sacerdotal; Atividade na Igreja da África do Norte; Os costumes; Últimos dias e morte. O segundo em três divisões – Narração cronológica da vida; Os costumes; Os últimos dias e morte.
Possídio consegue nesta obra apresentar de forma clara as barreiras que Agostinho enfrentou em Hipona, sua diocese, sobretudo com os heréticos donatistas, religião cristã que tinha como chefe Donato de Casa Nigra. Eles acreditavam que os sacramentos só eram válidos se fossem ministrados por pessoas dignas. Diferente dos católicos, que acreditam na validade do sacramento por si.
Quem ler Vida de santo Agostinho, de Possídio, certamente terá uma visão ampla de quem foi esse doutor, filósofo e teólogo tão respeitado pelos intelectuais em todos os tempos. A obra, apresentada pela PAULUS Editora, convida o leitor a ter contato com outra obra, o filme Santo Agostinho, do famoso diretor italiano Roberto Rossellini, também da PAULUS Editora.