Ficha Técnica
Título: Vida Consagrada – Uma opção de Amor
Autor (a): Manoel Gomes Filho
Coleção: Vida Consagrada
Acabamento: Brochura
Páginas: 176
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Vida consagrada
Título da PAULUS propõe reflexões sobre a Vida Consagrada e os valores essenciais para vivê-la nos dias atuais
“Algo que a vida consagrada precisa redescobrir e assumir como prioridade é o fato de que, nos seus inícios, “não há um projeto a ser realizado, mas o Senhor a ser amado e a ser servido”.
O livro “Vida Consagrada – Uma opção de amor”, publicado pela PAULUS Editora e organizado pelo religioso paulino, Manoel Gomes Filho, faz parte da coleção “Vida consagrada” e visa refletir sobre o que é, de fato, a vida religiosa, sua contribuição na evangelização da Igreja ao longo dos séculos e a atração da juventude por essa escolha de vida atualmente.
Formado por 15 capítulos, o título foi elaborado a fim de contribuir com a formação de todos os que desejam compreender a vida religiosa mais profundamente, estudiosos sobre o tema e, ainda, os jovens que, nesta etapa da vida, fazem a experiência do discernimento vocacional: “Para eles, pretendemos mostrar a proposta trazida pela vida religiosa como encantadora e plena de realizações, não obstante as dificuldades do caminho”, explicou o autor.
Nesse sentido, o primeiro capítulo promove um profundo estudo sobre o sentido da consagração – sua essência e fundamentação bíblica. Fazendo uso de relevantes documentos da Igreja católica, como, por exemplo, a Exortação Apostólica Vita Consecrata e o Documento de Aparecida, nesta parte busca-se responder às principais dúvidas acerca desse estilo de vida.
“A base da vida religiosa é a consagração. Geralmente, pensa-se que seriam outros elementos, como os votos, por exemplo. Estes são apenas meios para que a pessoa viva sua consagração. Entendemos como essência da vida religiosa consagrada a entrega total de si a Deus. Nem mesmo a busca da santidade deve ser a causa de uma opção por esse estado de vida”, escreveu o autor Padre Manoel Gomes.
Os capítulos dois, três e quatro retomam a história da vida religiosa, realçando que esta manifestação é presente na vida da Igreja católica desde seu início, sempre suscitada pelo Espírito Santo e manifestada na vida em comunidade ou de forma contemplativa, apresentando, também, as características da vida monástica e mendicantes. Posteriormente, recordam-se as percepções desse estilo de vida a partir do Concílio Vaticano II e, como esta se dá pelo compromisso, testemunho e opção de amor.
O discernimento e a identificação para o chamado vocacional também estão presentes no título que, reserva seus últimos seis capítulos, para o conhecimento da expressão da vida religiosa, a experiência da vida comunitária, a autenticidade da consagração por meio do equilíbrio afetivo-sexual, os desafios contemporâneos, os valores e o testemunho constante para aqueles que têm na vida religiosa consagrada uma forma de servir a Deus e ao Reino.
Manoel Gomes Filho é religioso paulino, bacharel em Teologia pela Faculdade de São Bento (São Paulo) e mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE, Belo Horizonte). Publicou pela PAULUS o livro Como rezar a Liturgia das Horas. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) e faz parte do grupo de pesquisa A Bíblia em leitura cristã, da FAJE.