Uma introdução aos livros sapienciais | Paulus Editora

Releases

28/04/2022

Uma introdução aos livros sapienciais

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Uma Introdução aos Livros Sapienciais
Autor (a): Pe. Nilo Luza
Coleção: A Bíblia e o Povo
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 64
Área de interesse: Bíblica

Obra da coleção “A Bíblia e o Povo” oferece estudos dos livros sapienciais, escritos que apresentam conselhos e sábias orientações para o enfrentamento dos problemas domésticos e comunitários.

Lançado pela PAULUS Editora e escrito por Pe. Nilo Luza, o livro “Uma introdução aos livros sapienciais” apresenta aos leitores um estudo detalhado sobre a terceira parte da Bíblia Sagrada, os chamados “Livros Sapienciais”, escritos sagrados que falam diretamente do cotidiano das pessoas, suas convicções, incertezas, espiritualidade e experiências, verdadeiras instruções e orientações de Deus para a vida humana. Estes livros situam-se no Antigo Testamento.

Neste terceiro bloco da Bíblia Católica, essas histórias sagradas ficaram conhecidas como “literatura sapiencial”, que contém sete livros. O autor explica que cinco desses livros fazem parte dos “Escritos” (Ketuvim) da Bíblia Hebraica, sendo eles os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes; os outros dois são deuterocanônicos (Sabedoria e Eclesiástico), isto é, não pertencem ao cânon hebraico. Segundo a obra, as palavras “sabedoria” e “sapiência” derivam da palavra latina “sapientia”. Já a palavra “sábio” também tem origem na palavra latina “sapiens”.

Para Pe. Nilo Luza, a literatura sapiencial surgiu e consolidou-se no período pós-exílio, ainda, segundo ele, a “sabedoria” é uma busca contínua, em formação permanente, sendo sábio aquele que “sabe fazer” e “sabe viver” seguindo as escolhas e a obediência a Deus. Na introdução do livro, o idealizador também ressalta que a literatura sapiencial não é exclusiva de um povo ou nação, ela é mais antiga que a Bíblia e que o próprio povo bíblico, sendo assim, a sabedoria é uma experiência universal e acessível a todos.

Segundo a Bíblia, os livros sapienciais são os tijolos com que foi se construindo a casa da sabedoria do povo de Israel. De modo geral, os assuntos tratam da vida diária e apresentam conselhos e sábias orientações para o enfrentamento dos problemas domésticos, comunitários e do trabalho. Em suma, possuem o objetivo de reunir as mais variadas experiências e ajudar o povo a refletir e analisar a realidade vivida, bem como ajudar a tomar posições e descobrir caminhos, segundo a vontade de Deus.

Esta obra refletirá sobre cada um dos sete livros sapienciais, passando primeiro pelo livro de “Jó”, considerado uma obra prima da literatura sapiencial, este trecho bíblico narra a história de um homem justo sempre fiel às leis de Deus e tradições, contudo é atingido pelo sofrimento humano, causados por Satanás. Entre as abordagens, este livro refletirá sobre a transformação humana e social, o bem e o mal e a doutrina da retribuição.

Na sequência, o livro de “Salmos”, que reúne 150 orações, sendo considerado o maior dos livros bíblicos. Os “Salmos” são uma síntese orante e poética da caminhada do povo de Deus, onde encontram-se as diversas espiritualidades presentes na história de Israel. Logo após, o livro dos “Provérbios”, que reúne nove coleções de conselhos, instruções e ditados populares de épocas diversas, nesse livro estão orientações sobre a sabedoria, a primeira e segunda coletânea de Salomão, além de outras reflexões.

Em “Eclesiastes”, o autor fala sobre as ilusões da vida e a relatividade dos bens. Este livro traz reflexões críticas e realistas de uma época de instabilidade, quando a palestina estava sobre a dominação do império grego dos “ptolomeus”, cujo centro se encontrava no Egito. Na sequência, a obra analisa o livro do “Cântico dos Cânticos”, um conjunto de poemas amorosos, organizado por volta dos anos 400-300 a. C.

No sexto dos sete sapienciais, o livro da “Sabedoria” atinge o ponto ápice da reflexão sobre a sabedoria, entre os pontos reflexivos estão: “A sabedoria e destino do homem”; “A vida e os erros dos ímpios”; “A sorte dos justos e dos ímpios”; “A busca e exaltação da sabedoria”; entre outros.  Por fim, o sétimo livro sapiencial “Eclesiástico” enfatiza as sentenças e provérbios que falam sobre a sabedoria e o temor de Deus. Em “Uma introdução aos livros sapienciais”, o autor Pe. Nilo Luza propõe caminhos de reflexões bíblicas que ultrapassam gerações e orientam famílias inteiras com temas atuais para uma boa convivência na família, na comunidade, na política e na sociedade em geral, orientações sábias que se dispõe a conduzir o povo à salvação eterna.

Nilo Luza nasceu no Rio Grande do Sul. Entrou no Seminário Paulino em Caxias do Sul, onde iniciou sua caminhada vocacional. Em São Paulo, cursou Filosofia e Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). Fez especialização em Bíblia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Há muitos anos, é redator de LITURGIA DIÁRIA e de O domingo, subsídios litúrgicos publicados pela PAULUS Editora.