Uma Igreja Sinodal em Missão | Paulus Editora

Releases

23/01/2024

Uma Igreja Sinodal em Missão

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Uma Igreja Sinodal em missão
Autor: Papa Francisco
Coleção: Magistério
Acabamento: Brochura
Páginas: 104
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Documentos da Igreja

Subsídio divulga o relatório de síntese da XVI assembleia geral ordinária do sínodo dos bispos, primeira sessão.

“Todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só espírito, para formarmos um só corpo” (1Cor 12,13).

A PAULUS Editora publica a obra “Uma Igreja Sinodal em Missão: Relatório de síntese – XVI Assembleia geral ordinária do sínodo dos bispos”, novo título da coleção “Magistério”. Nesta primeira sessão da assembleia sinodal, ocorrida entre 4 e 28 de outubro de 2023, o tema central foi “Por uma Igreja Sinodal. Comunhão, participação, missão”. O resultado do encontro sinodal convida  todos os cristãos batizados a lançarem um olhar para os diversos acontecimentos do mundo e da Igreja. Em decorrência das reflexões propostas pelo Santo Padre, foi divulgado o relatório de síntese da assembleia, que norteará os próximos passos da Igreja até a segunda sessão, que deverá  ocorrer em outubro deste ano.

Conforme a publicação, este subsídio escrito pelo Santo Padre tem por objetivo refletir sobre as diversas realidades correlacionadas à Igreja e ao mundo, entre elas, o papel das mulheres e dos leigos, o ministério dos bispos, o sacerdócio e o diaconato, além da importância de estarmos atentos ao grito dos pobres e excluídos, migrantes, vítimas das velhas e novas guerras, a violência, a missão digital, o ecumenismo e os abusos cometidos contra o povo de Deus.

No relatório, estão presentes os elementos principais que emergiram no diálogo, na oração e no debate que caracterizaram o encontro entre o papa Francisco, os bispos e outros membros da Igreja, integrantes  das pastorais que lidam com os trabalhos de evangelização e promoção do Reino.

O presente relatório está estruturado em três partes: A primeira intitulada “O rosto da Igreja sinodal”, apresenta os princípios teológicos que iluminam e fundamentam a sinodalidade. Segundo a obra, o estilo da sinodalidade se revela como um modo de agir e de atuar na fé que nasce da contemplação da Trindade e valoriza a unidade e a variedade como riqueza eclesial.

Já a segunda parte, nomeada “Todos discípulos, todos missionários”, trata de todas as pessoas envolvidas na vida e na missão da Igreja e das suas relações. Conforme o relatório, nesta parte, a sinodalidade apresenta-se, sobretudo, como o caminho conjunto do povo de Deus e como diálogo fecundo de carismas e ministérios a serviço do advento do Reino.  Por fim, a  terceira parte intitulada “Tecer laços, construir comunidade”,  nasce como um conjunto de processos e como uma rede de organismos que permitem o intercâmbio entre as Igrejas e o diálogo com o mundo.

Vale ressaltar que cada capítulo recolhe as convergências, as questões, os aprofundamentos e as propostas que surgiram do encontro. O conteúdo explica que as convergências identificam os pontos firmes que a reflexão pode considerar: são como um mapa que permite orientar o caminho para não perder-se da estrada. 

Nas questões a aprofundar são contemplados pontos considerados necessários para continuar um caminho de aprofundamento teológico, pastoral e canônico: O livro explica que são como cruzamentos em que é preciso parar para compreender melhor qual a direção seguir. Já as propostas indicam possíveis pistas a percorrer: algumas são sugeridas, outras recomendadas, outras, ainda, exigidas com maior força e determinação.

Segundo o autor, esse acontecimento extraordinário na vida da Igreja contou, acima de tudo, com a Luz do Divino Espírito Santo, conforme atesta o próprio texto: “O Espírito Santo deu-nos a graça de experimentar a harmonia que só Ele consegue gerar: ela é um dom e um testemunho em um mundo dilacerado e dividido […]. A graça realiza esta experiência humana: conversar ‘no Espírito’ significa viver a experiência da partilha à luz da fé e à procura do querer de Deus, em uma atmosfera autenticamente evangélica, dentro da qual o Espírito Santo pode fazer ouvir a sua voz inconfundível”, relata. O livro é indicado para agentes de pastorais, padres, bispos, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e todos interessados nos temas atuais da Igreja.