Trabalho e felicidade – O livro do Eclesiaste | Paulus Editora

Releases

19/04/2012

Trabalho e felicidade – O livro do Eclesiaste

Por adm

Título: Trabalho e felicidade – O livro do Eclesiastes
Autor: Ivo Storniolo
Coleção: Bíblia e Cotidiano
Formato: 13 cm x 21 cm
Páginas: 152
Área de interesse: Bíblica

O livro bíblico do Eclesiastes, ou Coélet, foi escrito em meados do século III a.C., tempo em que a Palestina era dominada pelo império dos Ptolomeus do Egito. Coélet apresenta a dura realidade da maioria absoluta do povo, esmagado pelos tributos devidos ao império e à classe a ele subserviente e explorado pelos comerciantes estrangeiros, sem nenhuma possibilidade de recuperar os próprios direitos. Suas palavras mostram que o povo só pode ser feliz se puder usufruir o resultado do próprio trabalho.
Em Trabalho e felicidade – O livro do Eclesiastes, o autor, Ivo Storniolo, mostra que a felicidade que todos buscam é possível, mas não é fácil, pois o imperialismo e seus agentes dificultam ao máximo o caminho para a realização desse mais legítimo desejo humano.

“O presente livro é uma proposta de abordagem do livro do Eclesiastes, ao mesmo tempo com um olho nas suas páginas e outro na realidade que vivemos, procurando perceber o que uma coisa tem a ver com a outra”, afirma o autor.

Dividida em nove capítulos e uma conclusão, a obra também esmiúça alguns temas destacados por Coélet, como o uso do termo “porção do homem”. “A palavra ‘porção’ vem significar aquilo que é próprio do homem, seu verdadeiro lugar, destino ou, se quisermos, sua realização própria. O termo está, portanto, intimamente ligado ao da felicidade, pois o homem só poderá ser feliz e realizado em sua porção, ou seja, vivendo seu destino ou vocação própria, recebida como herança na vida que Deus lhe concede”, explica Storniolo.

Da coleção Bíblia e Cotidiano, Trabalho e felicidade – O livro do Eclesiastes propõe reflexões pertinentes para os nossos dias e capazes de revelar o anseio mais profundo do ser humano, um ser que, por meio do trabalho usufruído, transforma a si mesmo e ao mundo, realizando toda a beleza da sua essência.

Ivo Storniolo foi biblista, filósofo, teólogo, editor, autor, tradutor de várias publicações e estudioso em psicologia junguiana.