Títulos completam a Nova Teoria da Comunicação, proposta por Ciro Marcondes Filho | Paulus Editora

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20/10/2011

Títulos completam a Nova Teoria da Comunicação, proposta por Ciro Marcondes Filho

Por adm

Título: O princípio da razão durante – O Círculo Cibernético: O observador e a subjetividade
Nova Teoria da Comunicação III – Tomo III Autor: Ciro Marcondes Filho
Coleção: Comunicação
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 216
Área de interesse: Comunicação

Título: O princípio da razão durante – Diálogo, poder e interfaces sociais da comunicação
Nova Teoria da Comunicação III – Tomo IV
Autor: Ciro Marcondes Filho
Coleção: Comunicação
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 208
Área de interesse: Comunicação

Com o avanço da tecnologia, os processos comunicacionais – há tempos objeto de estudos e trabalhos científicos – ganham cada vez mais destaque, despertando interesse não só em acadêmicos e profissionais do segmento, mas em toda a sociedade. Ciro Marcondes Filho, referência nessa área do conhecimento, vem trabalhando há muitos anos nas pesquisas relacionadas ao fenômeno, dedicação que resultou na proposta de uma nova teoria.

Seu estudo é exposto em três volumes: O espelho e a máscara — O enigma da comunicação e o caminho do meio, lançado em 2002; O escavador de silêncios — Formas de construir e de desconstruir sentidos na Comunicação, publicado em 2004 pela PAULUS; e o terceiro volume, composto por cinco tomos, também editados pela PAULUS: O princípio da razão durante — Comunicação para os antigos, a fenomenologia e o bergsonismo – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo I; O princípio da razão durante — Da Escola de Frankfurt à crítica alemã contemporânea – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo II; O princípio da razão durante — O Círculo Cibernético: O observador e a subjetividade – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo III; O princípio da razão durante — Diálogo, poder e interfaces sociais da comunicação – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo IV; e, por fim, O princípio da razão durante — O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo V.

Em virtude de algumas mudanças ocorridas em 2010, a ordem programada para a publicação dos títulos foi alterada. “No primeiro semestre de 2010 foi produzido o tomo I. Porém, em novembro, o núcleo criador e debatedor dessa Nova Teoria da USP resolveu promover um grande seminário nacional de discussão da proposta teórica e pediu a antecipação da publicação do tomo V, objeto de debates e discussões naquela oportunidade”, explica o autor.

Dessa maneira, após os tomos I, II e V serem publicados, chegaram às livrarias O princípio da razão durante – O Círculo Cibernético: O observador e a subjetividade – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo III e O princípio da razão durante – Diálogo, poder e interfaces sociais da comunicação – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo IV.

No tomo III, o autor fala das conferências para desenvolvimento e expansão da cibernética, ocorridas entre 1943 e 1953, em Nova Iorque, dirigidas por Norbert Wiener e Warren McCulloch, dois importantes estudiosos da área. Mas ressalta: o salto decisivo na inserção do observador no processo comunicacional foi dado pelo eminente cientista Heinz von Foerster. “Von Foerster é um pensador que vem das ciências ‘rijas’ e tenta conciliar o pragmatismo e o cálculo desses procedimentos científicos com as inquietações ‘softs’ da filosofia e da teoria do conhecimento. Sua preocupação principal é a pesquisa do cérebro e dos processos perceptivos, mas não apenas do ponto de vista fisiológico, mas também ético e cultural”, acrescenta.

Este volume contempla nomes muito importantes para o desabrochar da cibernética, e contextualiza para o leitor o cenário à época do nascimento dessa ciência. Já no tomo IV, Ciro Marcondes Filho reflete sobre algumas correntes conhecidas na Academia e suas insuficiências teóricas a respeito da comunicação: o modelo hegeliano-idealista de Bakhtin; a crítica da ideologia e a reconstrução da resistência popular, de sabor nostálgico; e a proposta de Martín-Barbero, antropólogo e filósofo colombiano, e outros latino-americanos que pensam ainda segundo o modelo de totalidades e de hegemonias, vendo a comunicação apenas do ponto de vista de um “educacionismo político” das massas.

A chegada desses dois títulos coroa o projeto do autor, além de colaborar com estudantes, professores, profissionais do ramo e todos aqueles empenhados em compreender os processos comunicacionais e as suas mudanças no decorrer dos anos, tornando-se instrumento inovador nos debates e nas discussões acerca do assunto.

As obras pertencem à série Comunicação, coletânea com mais de 40 títulos, todos escritos por autores de renome internacional, como Eugênio Trivinho, José Marques de Melo, Lucia Santaella, entre outros.

Ciro Marcondes Filho dirige o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom) e o Núcleo José Reis de Divulgação Científica, ambos ligados à Escola de Comunicações e Artes da USP. Preside atualmente a Comissão de Relações Internacionais da ECA-USP. É conferencista, tradutor, professor universitário. Formou-se em Jornalismo e Ciências Sociais, doutorou-se na Alemanha e pós-doutorou-se na França, tendo publicado coletâneas, traduções e obras próprias nas áreas de comunicação, filosofia, jornalismo, violência e cultura.