Sob olhar formativo e pastoral, livro da Paulus trata sobre a homossexualidade e aponta caminhos para uma sociedade liberta de preconceitos | Paulus Editora

Releases

12/07/2011

Sob olhar formativo e pastoral, livro da Paulus trata sobre a homossexualidade e aponta caminhos para uma sociedade liberta de preconceitos

Por adm

Título: Homossexualidade – Orientações formativas e pastorais
Autores: Ademildo Gomes e José Trasferetti
Coleção: Temas de Atualidade
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 192
Área de interesse: Teologia

A homossexualidade vem sendo cada vez mais discutida no Brasil. Empenhados em refletir sobre este assunto, os padres Ademildo Gomes e José Trasferetti lançam, pela PAULUS, Homossexualidade – Orientações formativas e pastorais. A obra foca nesses dois âmbitos e tem como pressuposto básico o campo ético-teológico, oferecendo ao leitor um riquíssimo conteúdo sobre a temática.

“Nossa preocupação central é oferecer orientações formativas e pastorais direcionadas exclusivamente para os cristãos e cristãs comprometidos com a fé, empenhados em seguir adequadamente as exigências da mensagem evangélica, e que encontram dificuldades para conciliar a sua condição homossexual com o desejo de servir a Deus”, afirmam os autores.

Dividido em três capítulos, o livro trata, entre vários aspectos, da fenomenologia da homossexualidade, abordando a sua presença na história humana, o seu problema terminológico, isto é, as tipologias, expressões e as distinções da condição homossexual etc. Em seguida, os sacerdotes propõem reflexões sob o ponto de vista teológico-moral e científico a partir de três chaves fundamentais: “Primeiro, à luz da Palavra de Deus, através de alguns textos específicos do Antigo e do Novo Testamento. A segunda chave são as análises científicas e suas especulações etiológicas, através das três teorias: a teoria genético-ho rmonal, psicodinâmica e condutista. A terceira são as interpretações ético-teológicas, que serão divididas em três partes: da tradição patrística ao Vaticano II, a compreensão do magistério recente e as diferentes posturas manifestadas pelos teólogos moralistas diante desse fenômeno e da sua exigência pastoral”, explicam.

Por fim, padre Ademildo e padre José expõem suas preocupações centrais: as orientações formativas e pastorais focalizadas em situações específicas referentes aos cristãos e cristãs homossexuais comprometidos nas comunidades de fé, oferecendo um exame profundo sobre a relação das comunidades cristãs e os homossexuais, bem como o acompanhamento espiritual desses cristãos e o acompanhamento de vocações homossexuais e suas admissões (possíveis ou não) à vida consagrada e/ou sacerdotal.

“Procuramos seguir sempre a dinâmica do ‘mistério’, e não a da ‘problemática’, pois diante de um problema se busca solução, mas diante do mistério se busca ‘uma humilde aproximação’. Contudo, sabemos que frente ao mistério, a primeira atitude correta é ‘tirar as sandálias dos pés’ (cf. Ex 3,5), como gesto concreto de humildade e libertação de preconceitos (…). Sem essa mesma postura diante dos homossexuais cristãos, é impossível acolhê-los, formá-los e ajudá-los, com as suas fragilidades, a se aproximar do Redentor Jesus que, sem qualquer acepção de pessoas, deu a vida para que todos tenhamos a vida&rdq uo;, concluem os autores.

Da coleção Temas de Atualidade, Homossexualidade – Orientações formativas e pastorais é uma excelente ferramenta para que as pessoas de boa vontade e inspiradas nos ensinamentos de Cristo entendam a homossexualidade e suas manifestações e assim ajudem no combate à homofobia e na construção de uma sociedade comprometida com o respeito e a igualdade entre os indivíduos.

Ademildo Gomes é sacerdote religioso da Ordem dos Agostinianos Recoletos. Estudou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF) em Franca (SP); Inglês na Seton Hall University, em New Jersey (EUA); Teologia na UNISAL (Universidade Salesiana, campus PIO XI); fez mestrado em Teologia Moral, com especialização em Bioética, pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (Itália). Atualmente é professor universitário.

José Trasferetti é sacerdote da Arquidiocese de Campinas e doutor em Teologia (Academia Alfonsiana, 1990) e Filosofia (Pontifícia Universidade Gregoriana, 1994). Foi coordenador do Programa de mestrado “stricto sensu” em Filosofia (2004-2006), diretor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas (2006-2010) e presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (2004-2009). Atualmente, é professor titular da PUC-Campinas e avaliador do INEP-MEC.