Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino – vol. II | Paulus Editora

Releases

01/01/2023

Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino – vol. II

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino – vol. II
Autor: São Tomás de Aquino
Coleção: Summa Theologiae
Acabamento: Brochura
Formato: 15,8 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 516
Área de interesse: Teologia

Segundo volume da Sinopse apresenta um resumo com 303 questões da Suma Teológica de São Tomás de Aquino

A PAULUS Editora oferece ao público brasileiro o volume II da Sinopse da Suma Teológica de São Tomás de Aquino. Trata-se de uma descrição completa e exaustiva dos principais pontos e ensinamentos da Igreja, que contempla uma diversidade de assuntos, desde a Criação às dúvidas sobre os acontecimentos do Juízo Final.

Esta publicação foi traduzida para o português do original “Synopsis Totius Summae Theologicae S. Thomae”, por Frei João Alves Basílio, O.P. (1929-2018). Escrita pelo frade maltês Gerard M. Paris, O.P. (1893-1973), a Sinopse apresenta ao público um resumo e análises dos textos da Suma Teológica de São Tomás de Aquino. A intenção do autor era facilitar o entendimento e compreensão dos textos por seus alunos nas disciplinas de teologia medieval.

Este segundo volume apresenta a Segunda Parte da obra magistral do Doutor Angélico dividida em duas partes, com 114 e 189 questões, respectivamente. A Primeira Parte (Prima Secundae) conta com as seguintes seções: Prólogo; Os atos humanos; Paixões humanas; As paixões do irascível; O pecado original; As leis; A graça divina, princípio externo dos atos humanos. A Segunda Parte (Secunda Secundae) conta com as seguintes seções: Prólogo; As virtudes teologais; Tratado da justiça; Vícios opostos à justiça comutativa; A virtude da religião ou religiosidade; Virtudes redutíveis à justiça; Os carismas e o estado de perfeição; O estado religioso.

As questões da Suma Teológica são apresentadas segundo o método da disputatio, quando se estabelece uma dúvida, na forma de hipótese ou pergunta, seguida pela resposta negativa ou afirmativa (às vezes ambas) acerca da questão colocada, como em um debate. “Assumindo a mesma divisão do original – questões, artigos e respostas, divididos em três partes, suplemento e apêndice -, ela facilita ao estudante – ou mesmo aos interessados pela obra de Tomás – o entendimento de toda a sistematicidade do pensamento do Angelici Doctoris”, afirma o organizador da obra, Marcos Lemos Ferreira dos Santos.

Esta obra é indicada para estudantes, religiosas, religiosos e leigos, que desejam aprofundar seu conhecimento na Teologia e na Igreja Católica, através dos ensinamentos de um dos maiores doutores da Igreja, conhecido também como o Príncipe da Escolástica.

Gerard Maria Paris (Louis Paris) nasceu em 15 de julho de 1893 no povoado malts de Cospicua. Ingressou na Ordem Dominicana, iniciando os estudos em 1° de novembro de 1914, em um seminário de Rabat, cidade de Malta. Após a primeira profissão religiosa, foi para Roma, onde se dedicou aos estudos de filosofia na Angelicum, a Pontifícia Universidade de Estudos São Tomás de Aquino. Foi ordenado sacerdote em 11 de março de 1922. De volta a Malta, assumiu a função de regente no Rabat Studium entre 1933 e 1934. Nesse período, deu início à escrita da Synopsis Totius Summae Theologicae, concluindo-a dez anos depois. Em 1953, a Igreja reconheceu seu dinamismo, premiando-o com a medalha Pro Ecclesia et Pontifice, prêmio criado pelo papa Leão XIII em 1888, atribuído a clérigos e leigos que prestaram serviços relevantes à lgreja. Faleceu em 10 de julho de 1973 no St. Catherine Hospital, Attard.

São Tomás de Aquino nasceu em 1225, em Roccasecca, que na época pertencia ao condado de Aquino, reino da Sicília. Após persistente oposição da família, que o queria monge beneditino em Monte Cassino, ingressa na Ordem dos Pregadores (Dominicanos), em 1244. Seguiu primeiro para Nápoles e, depois para Roma. Em 1425, foi enviado para estudar na Universidade de Paris. Em 1248, foi para Colônia com Alberto Magno, junto o qual continuou seus estudos de teologia e seu trabalho de como assistente, no recém-fundado studium generale dominicano. De 1252 a 1259, passa um período de estudos e um primeiro período de regência em Paris. Deixando Paris em 1272, participou, em 29 de setembro de 1273, do capítulo de sua província religiosa em Roma. Algumas semanas depois, enquanto celebrava a Eucaristia, teve uma surpreendente transformação e, depois disso, deixou de escrever. Faleceu em Fossanova, em 07 de março de 1274.