Santa Rita e sua mensagem | Paulus Editora

Releases

17/04/2025

Santa Rita e sua mensagem

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Santa Rita e sua mensagem
Autor(a): Agostino Trapè
Coleção: Hagiografia
Acabamento: Brochura
Páginas: 192
Dimensões (AxC): 11,00 x 17,00
Área de interesse: Biografias Cristãs

A obra Santa Rita e sua mensagem, publicada pela PAULUS Editora, oferece a biografia de Santa Rita de Cássia, reconhecida como intercessora das famílias. Escrito pelo padre italiano Agostino Trapè, o livro busca revelar a mensagem que Deus deseja transmitir por meio da vida desta santa, a partir dos fatos históricos que marcaram sua trajetória.

Ao longo dos capítulos, o leitor é conduzido por uma narrativa que destaca momentos significativos da vida de Santa Rita: sua intensa vida de oração, os sinais dos estigmas de Cristo em seu corpo e a atualidade de sua mensagem espiritual. A proposta do autor vai além da simples biografia, mas sim, representa um convite para que o leitor reflita sobre o testemunho de fé e santidade deixado por Rita de Cássia.

Uma Santa com muito devotos

Santa Rita de Cássia é, certamente, uma das santas mais populares da Igreja. Contudo, essa devoção sofreu ao longo dos séculos  dois grandes inconvenientes: a amplificação da piedade que domina a história e a fama dos milagres que domina sua mensagem.

Embora sejam comuns à devoção a outros santos,  especialmente àqueles que tiveram maior influência sobre a religiosidade popular, não deixam de ser inconvenientes.  Mensagem e história estão intimamente ligadas na vida dos  santos: é da história que recebemos a mensagem. Na verdade, todo santo tem uma mensagem para levar à humanidade. 

A devoção a Santa Rita, especialmente viva na religiosidade popular, manifesta-se em práticas como as peregrinações aos seus santuários e a tradicional bênção das rosas em 22 de maio, dia de sua festa. Essas expressões de fé, segundo o autor,  tem profundas raízes cristológicas e eclesiológicas.

“Que a devoção popular e universal a Santa Rita de Cássia esteja ancorada cada vez mais firmemente no mistério de Cristo e da Igreja, e produza frutos copiosos não só de alívio do sofrimento, mas também, e sobretudo, de profunda renovação cristã”, manifesta o autor na obra.

Sobre Agostino Trapè 

Agostino Trapè foi sacerdote agostiniano, membro da Ordem de Santo Agostinho (OSA). Nascido em Montegiorgio (Itália), no ano de 1915, sua ordenação sacerdotal se realizou em 1937. Especializou-se em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi professor universitário, grande pregador, tendo exercido diversas funções a serviço da Igreja e de sua Ordem, como a de consultor do Vaticano em muitas congregações (inclusive no Concílio Vaticano II) e prior-geral da Ordem (1965-1971). Também promoveu diversas iniciativas que ajudaram a disseminar o pensamento de Santo Agostinho. Faleceu em 14 de junho de 1987.