Revestir-se da Nova Humanidade: Encontros para o Mês da Bíblia de 2023 | Paulus Editora

Releases

16/05/2023

Revestir-se da Nova Humanidade: Encontros para o Mês da Bíblia de 2023

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Revestir-se da Nova Humanidade: Encontros para o Mês da Bíblia de 2023
Autores: Nilo Luza e Paulo Bazaglia
Acabamento: Grampeado
Dimensão: (AXC) 21,00 x13, 50
Área de interesse: Pastoral/ Bíblia

 

Subsídio da PAULUS oferece encontros para meditar a “Carta aos Efésios” durante o mês da Bíblia

A PAULUS Editora apresenta o subsídio “Revestir-se da Nova Humanidade (Ef 4,24): Encontros para o Mês da Bíblia de 2023 – Carta aos Efésios”, organizado pelo Centro Bíblico PAULUS sob a autoria dos padres paulinos Nilo Luza e Paulo Bazaglia.

Este livreto é preparado com o objetivo de auxiliar e incentivar as comunidades cristãs no estudo da Palavra de Deus durante o mês de setembro – dedicado à Bíblia, de modo especial o estudo da “Carta aos Efésios”, texto bíblico escolhido para este ano e conhecido com uma das “cartas do cativeiro”, com menções à prisão do apóstolo Paulo e suas mensagens e exortações dirigidas às comunidades dos seguidores de Jesus que estavam em Éfeso, uma das grandes cidades do Império Romano e, lugar que serviu de apoio para o trabalho missionário do apóstolo de Cristo.  

Em sua composição, este livreto traz uma breve introdução à Carta aos Efésios, e a proposta de quatro encontros para vivenciar em grupo o mês da Bíblia. De acordo com os autores, o lema “Revestir-se da Nova Humanidade” (Ef 4,24) convida o leitor a assumir um comportamento novo, de novas criaturas salvas gratuitamente pela fé em Jesus Cristo.  Nos quatro encontros estão sucessivamente os temas centrais: “Salvos pela graça” (Ef 2,1-10); “Concidadãos e membros da família de Deus” (Ef 2,11-22); “Nova Humanidade em Cristo” (Ef 4, 17-32) e “A luta cristã” ( Ef 6,10-20).

Entre os temas abordados na “Carta aos Efésios” e que são abordados nesta publicação, os autores explicam que o conteúdo de modo geral, aprofunda-se nas seguintes reflexões: O desafio de valorizar a riqueza das diferenças ao viver a unidade da fé; a sofrida realidade dos migrantes, refugiados e sem-teto, que são também “concidadãos dos santos e membros da família de Deus”(2,19); as relações de poder e submissão que se transformem em relações de serviço e amor, de modo que, “sendo verdadeiros no amor, possam crescer em todos os sentidos naquele que é a cabeça, o Cristo” (14,15).

Segundo o subsídio, na Igreja que se espalha por toda a terra como corpo de Cristo, Deus quer realizar seu plano de salvação para toda criação e para toda a humanidade. Logo, isso implica, para os que seguem Jesus, assumir atitudes e opções centradas no amor misericordioso de Deus, a fim de “manter a unidade do Espírito pelo laço da paz (4,3)”.

Nesta perspectiva, os textos extraídos da Carta aos Efésios, são também acompanhados por algumas sugestões para os grupos que realizarão os encontros, entre as dicas práticas estão: como preparar o ambiente, comentários iniciais para a acolhida dos participantes, orações para a invocação do Espírito Santo, orações de gratidão, breves introduções para o comentarista iniciar o texto bíblico proposto, proclamação de leituras bíblicas, salmos e citações, momentos de reflexão e meditação da Palavra, sugestões de cantos, orações diversas e sugestão de conclusão e bênção final. Este subsídio é indicado para todos que desejam dedicar-se ao aprofundamento e  estudo da Palavra de Deus em suas diversas realidades e comunidades cristãs.