Relatos de um Peregrino Russo | Paulus Editora

Releases

10/01/2020

Relatos de um Peregrino Russo

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Relatos de um Peregrino Russo
Autor (a): Jean Gouvain
Acabamento: Brochura
Coleção: Oração dos pobres
Formato: 12 (larg) x 20 (alt)
Área de interesse: Mensagens

A obra Relatos de um Peregrino Russo, publicado pela PAULUS Editora, é um conjunto de narrativas escritas por um russo anônimo do século XIX, aparentemente um leigo, que recolheu, em forma de relatos de viagem, as lições fundamentais da espiritualidade do povo russo.

O simples livro tornou-se um dos clássicos da vida espiritual e apareceu pela primeira vez em Kazan, por volta de 1865, mas somente em 1884 que se estabeleceu uma edição correta e acessível. Os Relatos foram publicados sem nome do autor. De acordo com o prefácio da edição de 1884, o padre Paísius, abade do mosteiro de São Miguel Arcanjo, em Kazan, teria copiado o texto de um monge russo de Athos.

Os Relatos estariam relacionados ao movimento literário russo do século XIX, naquilo que tem de mais sereno e puro. O Peregrino faz o leitor penetrar no coração da vida russa, pouco depois da guerra da Crimeia e antes da abolição da escravatura, ou seja, entre 1856 e 1861.

De acordo com Jean Gauvain, autor da introdução escrita em abril de 1943, a obra passa por todos os personagens do romance russo: o príncipe que procura expiar sua vida dissipada, o chefe do correio, beberrão e briguento, o escrivão da província, incrédulo e liberal.