Psicoterapia orientada à focalização – um manual do método experiencial | Paulus Editora

Releases

24/06/2024

Psicoterapia orientada à focalização – um manual do método experiencial

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Psicoterapia Orientada à focalização – um manual do método experiencial
Autor (a): Eugene T. Gendlin
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Páginas: 448
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Psicologia

PAULUS Editora lança versão em português de obra clássica de Eugene Gendlin

Publicado pela PAULUS Editora, o título “Psicoterapia orientada à focalização – um manual do método experiencial” foi escrito pelo filósofo e psicólogo Eugene Gendlin. Lançado pela primeira vez em 1996, a obra ganha agora uma versão em português com tradução de Patrícia de Araujo Pereira.

No título, cujo nome original é Focusing-Oriented Psychotherapy: A Manual of the Experiential Method, o autor inova ao ressaltar o valor da “experiência e a complexidade implícita desta, revelada pela corporeidade, como elemento anunciador de aspectos do ser humano muitas vezes ignorados por parte das abordagens psicoterapêuticas mais referenciadas na atualidade”.

Neste sentido, o método terapêutico apresentado na obra realça uma abordagem centrada na pessoa que experiencia essa metodologia. Conforme o livro: “A focalização é uma forma de entrar sistemática e deliberadamente ali onde surge o movimento terapêutico”.

Considerado por especialistas um excelente recurso para auxiliar o enfrentamento de diferentes tipos de sofrimentos psíquicos, já existem, também, pesquisadores que indicam o método para o tratamento de doenças crônicas e superação de traumas.

A obra é indicada para psicólogos, psiquiatras, terapeutas e todos os que se interessam por esse tema.

Eugene T. Gendlin, PhD (1926-2017), lecionou na Universidade de Chicago de 1964 a 1995. Foi o fundador e, por muitos anos, editor de Psychotherapy: Theory, Research and Practice, homenageado inúmeras vezes por ter desenvolvido a Psicoterapia Orientada à Focalização. Foi o primeiro a receber o prêmio Distinguished Professional Psychologist of the Year da Divisão 42 da American Psychological Association, e recebeu o prêmio Viktor Frankl da cidade de Viena e da Viktor Frankl Family Foundation, em 2008. Em 2016, foi homenageado pelo conjunto da obra pela Associação Mundial de Psicoterapia e Aconselhamento Experiencial e Centrado na Pessoa e pela Associação dos Estados Unidos para a Psicoterapia do Corpo.