Catador de palavras | Paulus Editora

Releases

29/07/2011

Catador de palavras

Por adm

Título: Catador de palavras
Autora: Regina Rennó
Coleção: Imagem da Palavra
Acabamento: Grampeado
Formato: 20,5 cm x 20,5 cm
Páginas: 28
Áreas de interesse: Geografia, Ciências e Artes.

Por meio de imagens, livro da Paulus incentiva a criatividade e mostra às crianças que elas também podem ser contadoras de histórias

Deixar a imaginação livre para criar, recriar ou recontar uma história. Essa é a proposta da coleção Imagem da Palavra, da PAULUS. A série, cujo título mais recente é Catador de palavras, caracteriza-se por apresentar histórias contadas somente por meio de ilustrações. Com tal recurso, a coleção estimula a capacidade criadora das crianças, fazendo com que elas aprendam e se divirtam ao mesmo tempo.

Em Catador de palavras, a autora, Regina Rennó, conta a doce e poética história de um jovem catador de papel. Certa vez, ele recolhe junto com os papéis de uma lixeira um embrulho de presente e um cartão a ele endereçados. O presente desperta sua criatividade e instiga seus sonhos, estimulando-o a elaborar objetos com o lixo recolhido para enfeitar a casa onde mora e a vida.

Em uma de suas andanças ele decide retribuir a gentileza, deixando na porta de quem o presenteou um cata-vento de papel feito com muito carinho. E é a partir dessa troca de lembranças que nasce uma linda amizade, eternizada pelo papel e pelas letras nele impressas.

Essa é uma das várias opções de enredo que o livro oferece. Por não conter palavras, permite a diversidade de ideias e incentiva o leitor, com suas particularidades e preferências, a criar suas próprias histórias. Segundo a autora, o trabalho nasceu justamente dessa imensidão de possibilidades, confirmada em uma experiência de vida. “Certa vez, um catador de papel achou um livro meu, feito só de imagens, no lixo. Foi incrível, pois ele, os companheiros de trabalho e as famílias contaram, a partir daquelas imagens, a sua história, cada um do seu jeito. Eu estava dando uma oficina no Salão do Livro de Belo Horizonte quando uma pessoa que trabalhava na usina de reciclagem me procurou, dizendo que os catadores de papel queriam me conhecer por conta desse episódio. Isso me tocou profundamente. A obra, ‘Catador de palavras’, nasceu dessa delícia de acontecimento que a vida me proporcionou”, conta.

Regina ressalta a importância do leitor para esse tipo de narrativa e o verdadeiro papel do autor de obras desse gênero. “Cada dia me convenço mais de que nós, autores de livros de imagens, temos que nos calar diante do nosso leitor, pois nada importa mais do que o que ele interpreta e sente, ou sente para interpretar. Nós somos apenas o primeiro impulso para que ele percorra o nosso livro com suas próprias pernas, olhos e alma.”

Catador de palavras é o terceiro título da coleção Imagem da Palavra – também fazem parte da série as obras Abaré, da autora Graça Lima, e Cavaleiro andante, do autor Celso Sisto – e vem confirmar a importância de as crianças estarem em contato com as mais diversas possibilidades de aprendizado, seja ouvindo histórias contadas por seus familiares e professores, seja criando as suas próprias aventuras.

Regina Rennó graduou-se em artes plásticas e artes gráficas, fez cursos na área de cinema, participou de vários salões nacionais de artes plásticas, mostras coletivas e individuais no Brasil e exterior. É autora e ilustradora de livros infantis. Dos 46 títulos publicados, 22 são narrativas de imagem.