Plantas que curam | Paulus Editora

Releases

19/10/2023

Plantas que curam

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Plantas que curam
Autor: Moacyr Pezati Rigueiro
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 17,00 x 11,00
Páginas: 176
Área de interesse: Saúde

Obra revela o poder de mais de cem plantas medicinais no tratamento alternativo e preventivo na saúde

A PAULUS Editora apresenta a segunda edição da obra “Plantas que curam”, escrita por Moacyr Pezati Rigueiro. Este livro revela o valor das plantas para a saúde humana e sua utilização de forma consciente e direcionada como alternativa no tratamento de diversas doenças.

De acordo com o autor, há os que acreditam piamente no milagre das plantas e outros que as consideram sem utilidade alguma. Segundo Moacyr, entre esses dois extremos, perdura o uso racional e equilibrado que a humanidade vem fazendo delas há milhares de anos em todas as partes do mundo. 

O presente livro “Plantas que curam” revela-se como um pequeno manual ilustrado que explica de maneira simples e acessível aos leitores o uso de mais de cem plantas medicinais, indicando os princípios ativos, as propriedades medicinais e a maneira de preparar cada uma delas de forma natural, correta e sem danos à saúde. O autor explica na obra que as plantas medicinais são aquelas que podem ser usadas no tratamento ou na prevenção de doenças. Sendo que, toda planta medicinal tem no mínimo um princípio ativo, sendo a substância responsável pelo efeito curativo. 

Entre os temas abordados na obra, destacam-se: “As plantas medicinais”; “Plantas curam qualquer doença?”; “Como reconhecer as plantas medicinais”; “Como colher e guardar as plantas medicinais”. Além disso, o autor indica algumas das principais plantas que também são utilizadas como excelentes temperos. 

Moacyr também destaca as plantas consideradas venenosas e orienta sobre cuidados preventivos, ensina ao leitor o uso das plantas medicinais, entre outros destaques de utilidade na vida cotidiana, como, por exemplo, os cuidados com a alimentação; a utilização das plantas no tratamento da febre, ferimentos, desidratação, entre outros. 

Para o autor, neste livro as plantas são apresentadas como uma forma auxiliar ou alternativa à terapêutica tradicional, nas doenças que podem ser dessa maneira tratadas. Segundo ele, a fitoterapia não exclui o tratamento ou acompanhamento médico; tem suas indicações, assim como têm indicação a cirurgia, a fisioterapia, a acupuntura, a psicoterapia ou a homeopatia; as doenças diferem, como são diferentes os doentes. 

Ele ressalta que plantas muito usadas foram omitidas, por não terem sido encontradas referências aos princípios ativos, à dosagem ou à maneira de usar. “Acredito que as outras plantas apresentadas e reconhecidas não só no Brasil, mas em outros países da Europa, das Américas ou da Ásia como medicinais, podem perfeitamente preencher essas lacunas, de maneira mais segura”, afirma o autor. Em suma, esta obra é indicada para todos que desejam conhecer mais sobre o poder medicinal das plantas que agem em prol dos tratamentos diversos da saúde. 

Moacyr Pezati Rigueiro é médico formado pela Escola Paulista de Medicina em 1985. Mestre em Anatomia Patológica é professor assistente do Departamento de Anatomia Patológica da Escola Paulista de Medicina e patologista da Casa de Saúde Santa Marcelina, em São Paulo.