Personagem do Conto dos irmãos Grimm ganha versão verde e amarela | Paulus Editora

Releases

13/04/2011

Personagem do Conto dos irmãos Grimm ganha versão verde e amarela

Por adm

Cinderela Brasileira
Autor(a): Marycarolyn G. France
Ilustrador(a): Graça Lima
Acabamento: Grampeado
Formato: 27 x 21 cm – 32 páginas
Coleção: Mistura Brasileira
Áreas do Interesse: História, Geografia e Língua Portuguesa.

Cinderela Brasileira, da PAULUS, é uma atualização de um dos mais conhecidos e belos contos dos Irmãos Grimm. A história de Cinderela é recontada e enriquecida com elementos da cultura do nosso país, como o título evidencia.
Graciosamente, a obra agrega ao conto costumes e hábitos da tribo indígena Tenetehara, existente no Estado do Maranhão, parte da Bacia Amazônica. A mistura dessas peculiaridades a mais detalhes trazidos e divulgados em histórias dos povos europeus dará origem a novas histórias, que depois foram expandidas pelos índios e chegaram até nossos tempos.
A obra reforça o respeito à diversidade e à riqueza cultural brasileira e a relevância desses temas fazerem parte das disciplinas e da formação dos alunos, uma vez que o conhecimento da história é o principal caminho para a valorização da mesma.
Da Coleção Mistura Brasileira, o livro Cinderela Brasileira conta com as ilustrações vivas e coloridas de Graça Lima, e tem todos os requisitos para se tornar uma obra inesquecível para o público infanto-juvenil.

MARYCAROLYN G. FRANCE é educadora, mãe e avó. Vive em Norfolk, estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Coleciona contos sobre a Cinderela em versões de diversos lugares. Quando visitou o Brasil em 1995, procurou uma versão brasileira da história em livrarias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Não a encontrou. Meses depois, o seu irmão, que vivia no Brasil, comentou com seu amigo Luiz Raul Machado sobre este dilema e ele recomendou um estudo antropológico sobre os índios Tenetehara. Anos depois ele indicou Graça Lima, uma artista fabulosa, para ilustrar o conto.

GRAÇA LIMA é carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com mestrado em design na PUC-RJ. Ganhou vários prêmios por seu trabalho de ilustração, entre os quais os da FNLIJ, Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor Para o Jovem e muitos o selo “Altamente Recomendável”, segundo os critérios da FNLIJ. Recebeu em 1982 e 1984 o Prêmio Jabuti da CBL. Fora do Brasil recebeu três vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique, na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt, na Alemanha; o catálogo da feira de Bratslávia e o catálogo Brazil – a Bright Blend of Colors feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Há mais de cem livros com desenhos seus, sendo alguns de sua autoria.