Homilia – Formação e arte de comunicar | Paulus Editora

Releases

24/09/2015

Homilia – Formação e arte de comunicar

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Homilia – Formação e arte de comunicar
Autor: Pe. Jacques Trudel, sj
Coleção: Liturgia e Pastoral
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 152
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

Homilia – Formação e arte de comunicar, de Jacques Trudel, sj, traz a experiência acadêmica e pastoral do professor de teologia e administrador paroquial

Lançado pela PAULUS Editora, Homilia – Formação e arte de comunicar, da coleção Liturgia e Pastoral, escrito pelo Pe. Jacques Trudel, sj, nasceu com a meta de ajudar na formação dos que se preparam para o exercício da Homilia.

O livro foi escrito com o objetivo de priorizar a formação para a homilia como comunicação verbal, e não como texto para ler. Isso, no entanto, não dispensa da necessidade de que é preciso conhecer a natureza da homilia, sua fundamentação teórica, sua finalidade e objetivos.

De acordo com o autor, para falar sobe o que é homilia temos de responder a duas perguntas essenciais. A primeira é teórica: qual a natureza específica da homilia, sua função, suas características, de modo que possamos saber “o que dizer”. A segunda é prática: saber a natureza da homilia e “o que não dizer” não é suficiente. É preciso saber “como dizer”. A homilia é comunicação. A homilia é uma arte.

O livro apresenta os textos originais dos principais documentos da Igreja sobre a homilia a partir do Concílio Vaticano II. Também trata da importante interação que deve existir entre liturgia e comunicação, assim como o que os destinatários das homilias esperam dos homiliastas. Ainda possui um capítulo que analisa o método do homiliasta Papa Francisco, dado a sua forte característica de conseguir falar com o coração e muitas indicações bibliográficas.

Jacques Trudel, sacerdote da Companhia de Jesus, nasceu em Montreal (Canadá), em 1934 e entrou no noviciado dos Jesuítas em 1954. Graduou-se em Filosofia, em 1960 e chegou ao Recife para continuar a sua formação. Cursou Teologia em São Leopoldo (RS), entre 1963 a 1966, e foi ordenado presbítero em 1965. Especializou-se em Catequese na Bélgica (1968); mestrado (1971) e doutorado (1973) em Teologia Litúrgica pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo em Roma. Voltou ao Recife e passou a lecionar Teologia e Liturgia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1974. É sócio fundador da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e da International Jungmann Society for Jesuits and the Liturgy e professor titular no curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).