PAULUS lança obra de São Bernardo | Paulus Editora

Releases

29/09/2015

PAULUS lança obra de São Bernardo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Tratado sobre o amor de Deus
Autor: São Bernardo de Claraval
Acabamento: Brochura
Formato: 10,5 cm x 15,5 cm
Páginas: 104
Área de interesse: Espiritualidade

Tratado sobre o amor de Deus traz uma reflexão
sobre por que e como devemos amar ao Pai.

Desde que decidiu trocar a sua casa – o confortável castelo de Fontaine, próximo de Dijon, na França -, para tornar-se monge em Cister, Bernardo viveu uma trajetória como talvez não exista outra na história da Igreja. Junto com ele vieram muitos outros também. Inúmeros jovens pediam para estar entre os Cisterciences, tanto que foi necessário fundar outros mosteiros. Após longa marcha, Bernardo e seus seguidores acharam um lugar bom, que batizaram de Claraval e ali decidiram ficar.

Assim, nomeado como Bernardo de Claraval, expandia a sua luz sobre toda a cristandade e, mesmo com frágil saúde, percorria a Europa. Também orientava concílios, pregava uma cruzada à Terra Santa e ainda guardava tempo para escrever.

Dessa forma nasceu o Tratado sobre o amor de Deus, livro que enfoca as suas reflexões em torno do amor ao Pai. Entre os capítulos, Bernardo destaca por que e como amar a Deus. Também reflete sobre os motivos que os cristãos devem ter para louvar a Deus, assim como as vantagens e recompensas do amor de Deus e as coisas da terra, que não podem satisfazer o coração do homem.

A obra também aborda os graus do amor, sobre como amar a nós mesmos e Deus, além da lei de amor que é próprio aos filhos e ainda o estado bem-aventurado dos santos no céu.

Nascido em 1090 no Castelo de Fontaine, próximo de Dijon, Bernardo, o terceiro de seis irmãos, ainda muito jovem decidiu-se tornar-se monge ainda muito cedo em Cister.
Seu pai, Tescelino, ficou consternado quando os filhos, um após o outro, foram deixando o conforto do castelo para seguir Bernardo. Depois vieram outros numerosos jovens, tantos que foi necessário fundar outros mosteiros. Assim São Bernardo de Claraval expandia a sua luz por toda a cristandade. Morreu em 20 de agosto de 1163.