PAULUS lança novena de Nhá Chica | Paulus Editora

Releases

27/06/2013

PAULUS lança novena de Nhá Chica

Por Imprensa

Serviço
Organizador: Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima
Título: Bem-aventurada Francisca de Paula de Jesus – Novena Nhá Chica
Coleção: Novena
Acabamento: Grampeado
Formato: 9 cm x 13 cm
Páginas: 64
Área de interesse: Espiritualidade

 

 

Acrescentando outra obra à série Novena, a PAULUS lança Bem-aventurada Francisca de Paula de Jesus – Novena Nhá Chica. O livro conta uma breve história sobre Nhá Chica, seu nascimento, o milagre que a levou a ser beatificada e sua novena. Nhá Chica, por sua fé e clarividência, ainda em vida, era chamada pelo povo como a Santa de Baependi (cidade de Minas Gerais). Em sua beatificação, o Processo Informativo Diocesano começou em julho de 1993 e se encerrou em 1995, quando foi para Roma.

Nhá Chica, Francisca de Paula de Jesus, nasceu em abril de 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João del-Rei, Minas Gerais. Mulher humilde, fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição. Além disso, passou sua vida dedicando-se à prática da caridade e cuidando dos pobres. Nhá Chica foi conhecida, ainda em vida, como “a mãe dos pobres”.

De acordo com a obra, a causa de Nhá Chica ficou parada até 1998, quando foi feito o reconhecimento de seus restos mortais, na presença de autoridades eclesiásticas, de membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de sua Beatificação, da Comissão Histórica e de médicos legistas. Neste mesmo ano, foi apresentado ao Tribunal Eclesiástico Pela Causa de Beatificação de Nhá Chica, um provável milagre para ser enviado e analisado pelo Vaticano.

Em abril de 2004, os bispos brasileiros reunidos em sua 42ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) assinaram um documento pedindo a beatificação de Nhá Chica. O documento foi encaminhado pela Diocese de Campanha ao Papa João Paulo II. Em 2010, a Congregação para as Causas dos Santos deu parecer favorável às virtudes heroicas de Nhá Chica. Em 2011, foi proclamada, pela Igreja, Venerável.

Dividido em pequenos capítulos, o livro conta a história de Nhá Chica, sua novena com orações, salmos e hinos e, ao final, a nota oficial da CNBB sobre a sua beatificação.

Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima é sacerdote paulino e coordenador dos departamentos de minimídia e fotocomposição da PAULUS.