PAULUS lança Evangelho e Instituição | Paulus Editora

Releases

04/11/2014

PAULUS lança Evangelho e Instituição

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Evangelho e Instituição
Catálogo: Teologia
Autor: Marcelo Barros
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 204

Obra provoca reflexão e diálogo sobre a estrutura da Igreja

Com autoria de Marcelo Barros, o livro Evangelho e Instituição procura meditar de maneira crítica sobre a estrutura da igreja, com a necessidade de posições mais proféticas em relação à sociedade atual e a instituição. Segundo o autor, por muitas vezes, ministros e pastores do povo, refugiam-se em posturas de poder, tema que Barros pesquisa há anos.

Com o intuito de nortear a reflexão, o autor resgata as ações de Jesus em seu tempo, em relação às instituições religiosas. E assim cria um diálogo com o pensamento do padre José Comblin, sobre o mesmo tema. O fato inclui na obra um caráter bíblico e teológico, que liga a fé e espiritualidade, Bíblia e vida concreta, história e desafios da ação da igreja e de sua renovação no mundo. Marcelo Barros também propõe uma reflexão no estilo da teologia latino-americana, trabalhando a relação entre Evangelho e instituição.

No primeiro capítulo, o autor volta-se para a realidade da Igreja, tanto nos dias atuais como em sua história. Também compara e utiliza três etapas, a partir do método ver, julgar e agir. A segunda parte da reflexão procura ser mais consciente, traz uma meditação bíblica sobre como a questão do poder era tratada pelos profetas bíblicos e no Novo Testamento, além de propor elementos para quem deseja viver uma espiritualidade eclesial. Em seguida finaliza com dois textos do padre José Comblin, sobre como era observado o governo da Igreja.

Dessa forma o leitor encontrará tanto nos textos do padre Comblin quanto na reflexão do autor, uma oposição entre radicalização do evangelho de Jesus e a tentação de tornar única a instituição ou considera- lá completa e perfeita. Para Barros, a dura tarefa das mudanças na Igreja, sempre é atribuída aos fazeres do Papa Francisco, mas para ele, cabe a todos ajudá-lo nessa tarefa. Segundo as palavras do Papa Francisco “A Igreja deve sempre se reformar”. Assim, o autor deseja que as pessoas formem suas próprias posições críticas e profundas em relação ao mundo e a Igreja com a presente obra.

Marcelo Barros é monge beneditino e biblista. Desde jovem trabalha como assessor das Comunicações Eclesiais de Base (CEBS) e de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST). Atualmente, é coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos do terceiro mundo (ASETT), que reúne teólogos/as da libertação da América Latina, África e Ásia. Pela PAULUS publicou: Dom Helder Câmara – Profetas para os nossos dias.