Direitos do coração: como reverdecer o deserto | Paulus Editora

Releases

15/02/2016

Direitos do coração: como reverdecer o deserto

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Direitos do coração
Autor: Leonardo Boff
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 240
Área de interesse: Autoajuda

Livro de Leonardo Boff convoca mente e coração para uma postura mais sustentável, com sabor e sentido pela vida no planeta

Diante da urgente questão do meio ambiente e aquecimento global, o teólogo e filósofo Leonardo Boff se volta para os seres humanos e seus sentidos e dali, a partir do coração, anuncia conceitos para se alcançar um modo de vida mais sustentável.

O que se afirma no livro é que devemos desenvolver uma nova leitura da realidade total (mente) e uma nova sensibilidade (coração) junto ao sentido de pertencimento entre todos os seres e a responsabilidade universal pelo destino comum, da Terra e da humanidade.

A obra ressalta que nos falta despertar para um coração que realmente sinta, se compadeça, se solidarize e ame a Terra, seus ecossistemas e todos os companheiros nesta caminhada terrestre. Também alerta sobre a urgência para com o meio ambiente e anuncia os direitos do coração, mandamentos que devem ser proclamados e vividos em função de nossa própria sobrevivência.

Na primeira parte, o título retoma os temas que nos tornam humanos. Também levanta questões como o nosso posicionamento diante do planeta, da vida, do respeito, da sustentabilidade, assim como a necessidade de um resgate do sagrado. A segunda parte descreve o pulsar do coração, com o cultivo da ternura, afeto, amor, cordialidade, gentileza, sabor e sentido pela vida.

Como o próprio autor descreve, o objetivo do texto é convidar as pessoas para aprender a sentir, a unir uma razão, geralmente fria e calculista, ao afeto caloroso e irradiante. Como resultado de tudo isso tudo, nascerá, espontaneamente, a nossa vontade de cuidar do que é vivo, frágil e importante para a vida humana e a vida no planeta Terra.

Leonardo Boff é teólogo e filósofo, corredator da Carta da Terra e portador do prêmio Nobel Alternativo da Paz do Parlamento Sueco de 2001. Foi um dos iniciadores da Teologia da Libertação e de uma ecoteologia da libertação. Escreveu mais de 80 livros, entre os quais de destacam: Jesus Cristo Libertador, Igreja: carisma e poder, Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres e Francisco de Assis e Francisco de Roma.