PAULUS Editora lança Tratado de Bioética | Paulus Editora

Releases

06/04/2015

PAULUS Editora lança Tratado de Bioética

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Tratado de Bioética
Autor: Christian Byk
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 472

Estudos e reflexão global sobre a Bioética

O livro Tratado de Bioética, de autoria de Christian Byk, tem a pretensão de mobilizar todo conhecimento sobre a complexidade do fenômeno social que é a Bioética. O autor procede à análise e questiona com rigor suas características. Também busca discernir seus alicerces com o objetivo de desencadear debates e análises sobre o tema.

O livro apresentado faz parte da coleção Ethos, e segundo o idealizador, consiste em analisar a Bioética, não por meio das diversidades das questões formuladas pela aplicação de cada uma das novas técnicas, mas como um fenômeno social global que se insere na história do desenvolvimento humano e constitui atualmente um dos elementos de compreensão das profundas transformações que afetam o mundo. Dessa forma, Christian Byk busca promover uma reflexão global sobre a Bioética, que segundo ele, não se trata de uma obra teórica, pelo contrário, se nutre da experiência de profissional de um jurista, imerso nas origens promissoras desta temática.

Na primeira parte da obra, o autor parte da reflexão e definição da Bioética. O leitor encontrará, portanto, escritos sobre a origem do assunto, as fontes do tema, o debate bioético e como enfrentar a tecnociência. Já na segunda parte, o autor fala das ferramentas do segmento e a construção de uma nova dialética, bem como apresenta os atores da área. Por fim a última parte fala da ambição e globalização da Bioética.

Para o autor, os avanços da medicina, a expectativa e a qualidade de vida estão inteiramente relacionados a esse fenômeno. Sendo assim a Bioética é, com efeito, produtora de normas, sejam flexíveis ou restritivas, de origem profissional ou pública, nacionais e internacionais. Além disso, ela oferece, sobretudo, procedimento de diálogo e não tanto a possibilidade fixar posições definidas. Também promove uma sociedade de diálogo e suscita a reflexão dos assuntos pertinentes à vida humana.

Christian Byn O magistrado dedica-se, desde os anos de 1980, ao estudo da Bioética e à sua dimensão normativa e institucional. Conselheiro e secretário geral do Conselho geral da Europa, ele elaborou o projeto inicial da Convenção Europeia sobre a Biomedicina e os Direitos Humanos. Além de ter participado na elaboração, pela UNESCO, da Declaração Universal sobre a Bioética. Ele dirige a Assciation internatinale droit, éthique et sciene ( Associação Internacional do Direito, Ética e Ciência) e o Jornal International de Bioéthique ( Jornal Internacional de Bioética).