PAULUS apresenta obra em memória do Padre Joseph Gelineau | Paulus Editora

Releases

09/02/2015

PAULUS apresenta obra em memória do Padre Joseph Gelineau

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Assembleia: povo convocado pelo Senhor – em memória do Padre Joseph Gelineau
Autor: Joaquim Fonseca (organizador)
Coleção: Liturgia e Música
Número de Páginas: 112
Formato: 13,5 cm x 21 cm

Obra homenageia o teólogo e músico francês que publicou mais de 50 artigos sobre música e liturgia e foi considerado um promotor da reforma litúrgica

A obra Assembleia: povo convocado pelo Senhor – em memória do Padre Joseph Gelineau, organizada por Joaquim da Fonseca, OFM é um dos lançamentos da PAULUS Editora.

O livro é considerado uma justa homenagem ao padre francês Joseph Gelineau, que faleceu no ano de 2008 e em seu legado deixou uma vasta obra, como na revista francesa La Maison-Dieu, vinculada ao Serviço Nacional de Pastoral Litúrgica e Sacramental, onde publicou mais de 50 artigos.

Além da contribuição musical, J. Gelinau também contribuiu de forma decisiva na sedimentação das bases teológicas pós-Concílio, no que diz respeito à sacramentalidade da assembleia como sujeito e primeiro elemento litúrgico.

Uma das questões fundamentais levantadas por Gelinau é a da significação religiosa. De acordo com ele, o projeto não é fazer música, mas entrar, por meio da arte musical, no mistério da salvação. De acordo com a obra – que faz parte da coleção Liturgia e Música da PAULUS Editora – é o músico que cuida para que a música possa, efetivamente, se tornar uma prática ritual. O músico de igreja oferece uma música capaz de ser fonte de experiências cuja presença é transcendente.

Frei Joaquim Fonseca é presbítero da Ordem dos Frades Menores (franciscanos) OFM. Bacharel em Música e Doutor em Teologia com concentração em Liturgia; autor de cinco livros e diversos artigos sobre música litúrgica em livros e revistas; foi assessor nacional da CNBB para música litúrgica (2003 – 2006). É professor de Liturgia e Arte Cristã em duas faculdades de Teologia em Belo Horizonte, coordenou o canto e a música na V Conferência do Episcopado Latino-Americano, em Aparecida (2007) e assessora cursos e encontros de formação litúrgico-musical em todo o Brasil.