Educação em busca de sentido | Paulus Editora

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25/11/2014

Educação em busca de sentido

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: Educação em busca de sentido
Autora: Eloisa Marques Miguez
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 160
Área de interesse: Educação

Perspectivas de mudanças na área educacional

Com o intuito de preservar o futuro da educação, e educar para a responsabilidade, a obra Educação em busca de sentido, da autora Eloisa Marques de Miguez, interpreta a educação partindo do pensamento de Viktor Frankl. A análise existencial de Frankl aponta a imagem do homem como um ser livre e responsável, capaz de configurar seu destino, mas também como um ser que “se decide” e autoconfigura.

A obra está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo, Eloisa aborda a questão da pessoa humana, em volta do ser e sentido. Também analisa a figura do homem incondicionado, por sua vez no segundo capítulo, refletindo sobre o logos: sujeito e objeto. E no último capítulo trata da educação: ser e dever-ser. Diante das análises, revela elementos para uma antropologia pedagógica, cujo foco é a educação.

Dessa forma, a autora busca atrair os olhares para uma nova concepção do ensino. Diante de um cenário crítico, acredita em uma relação inevitável do conceito de homem, o conceito de educação e a proposta pedagógica. Ou seja, segundo a autora, todo sistema teórico-prático deve responder a estas três perguntas: para quem, para quê, e como fazê-lo.

O livro faz parte da coleção Logoterapia, sendo resultado de investigação fundamentada, apresentando uma contribuição valiosa à compreensão de um tema de urgente solução. Para autora, a contribuição frankliana para o pensamento pedagógico procura resgatar o caráter intencional e projetivo do fato educativo. O objetivo da análise existencial de Viktor Frankl é explicitar a imagem inconsciente do homem que há na psicologia. Dessa forma, pode contribuir para a antropologia da pedagogia, cujo papel é mostrar o que no homem é fenômeno da educação.

Eloisa Marques Miguez é formada em Letras e Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Análise Existencial aplicada à Educação pela Sociedade Brasileira de Logoterapia. Trabalhou por muitos anos em escolas públicas e particulares, como professora de Português, Literatura Brasileira e Literatura Infantojuvenil. Atualmente é diretora do Centro de Educação Nossa Senhora das Graças, colégio de ensino fundamental. Também é membro do CIEB – Centro Interdisciplinar de Estudos em Bioética e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo.