PAULUS apresenta Cultura Juvenil – perspectivas e desafios para novos tempos | Paulus Editora

Releases

26/05/2015

PAULUS apresenta Cultura Juvenil – perspectivas e desafios para novos tempos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Cultura Juvenil – Perspectivas e desafios para novos tempos
Autor: Antonio Ramos de Prado
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 96
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia.

A obra Cultura Juvenil – perspectivas e desafios para novos tempos, organizada por Antonio Ramos do prado, pretende auxiliar o trabalho de todas as pessoas que trabalham com a juventude.

O trabalho parte da ideia de que os conceitos de juventude estão em constante mudança. Esta mesma sociedade não oferece aos jovens referenciais éticos e duradouros; também não oferece um projeto de vida consistente.

A obra divide-se em cinco capítulos, e para cada reflexão, o leitor encontrará cinco perguntas para ajudar no aprofundamento dos conteúdos apresentados. No primeiro capítulo, o intuito é entender a juventude nos dias de hoje. Para isto, o autor apresenta alguns aspectos históricos da cultura dos jovens, passando pela Grécia antiga, pelo mundo romano, pela Idade Média até chegar à era moderna.

O segundo capítulo busca iluminar o conceito de cultura juvenil. Partindo dos documentos da Igreja e também do pensamento de alguns autores, aponta elementos que ajudam na intuição da cultura em que os jovens estão inseridos. Neste contexto, apresenta algumas ideias das “tribos” urbanas que estão presentes no cotidiano das pequenas e grandes cidades.

O terceiro capítulo aborda os aspectos culturais dos jovens dentro da Igreja. Este estudo permite aos agentes de pastorais compreender o modo de viver dos jovens, e assim acompanhá-los na experiência do Evangelho. No quarto capítulo, o autor trará as perspectivas e desafios da cultura vocacional, um dos objetivos é entender as opções dos jovens, a crise vocacional deles, e abrir novas expectativas para o mundo das vocações e os mistérios na vida eclesial.

Por fim, o quinto capítulo analisa a vida e a cultura nas grandes cidades, e os desafios da evangelização nos diversos cenários que ela apresenta. A leitura e os estudos ajudarão nas pastorais da juventude, e no serviço dos coordenadores e agentes que acompanham os jovens em suas paróquias e comunidades.

Dessa forma, o livro quer contribuir para a cultura dos jovens, dentro e fora da Igreja, e, ao mesmo tempo, aprofundar o sentido da ação evangelizadora. Evangelização para, dos e com os jovens. Nessa busca, os jovens podem tonar-se discípulos e missionários, evangelizadores.

Pe. Antonio Ramos do Prado é salesiano de Dom Bosco, da província de São Paulo, e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. Trabalha e estuda a juventude há 25 anos. É mestre em Pastoral Juvenil pela Universidade Salesiana do Equador, especialista em Missiologia pela Universidade Salesiana de Roma e em Ciência da Religião pela Faculdade Claretiana de SP. Graduou-se em Pedagogia, Filosofia e Teologia.