Parmênides: o não ser como contradição | Paulus Editora

Releases

31/07/2019

Parmênides: o não ser como contradição

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Parmênides: o não ser como contradição
Autor: Nicola Stefano Galgano
Acabamento: Brochura
Coleção: Cátedra
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 280
Área de interesse: Filosofia antiga

A obra Parmênides: o não ser como contradição, traz um estudo sobre um dos muitos temas presentes no poema de Parmênides: o não ser. De acordo com Nicola Stefano Galgano, autor da obra, para fazer esta reflexão foi preciso fazer um recorte devido à amplitude dos assuntos, além da necessidade atual no debate contemporâneo de uma revisão dos mais variados pressupostos que sustentam e compõe a visão de mundo.

Na apresentação do estudo, Galgano afirma que em busca de novos caminhos de compreensão, tanto a ciência como a filosofia se voltaram ao passado na esperança de encontrar no patrimônio cultural ocidental alguma ideia ou algum gancho que pudesse ajudar nessa busca.

O presente trabalho procurar suprir o anseio de uma pesquisa detida e pormenorizada do tema do não ser em Parmênides, para além da moldura linguística, abordando francamente a questão filosófica, mas sempre dentro do contexto do poema e suas circunstâncias históricas.

Dividida em oito capítulos, a obra procura introduzir o leitor na noção de não ser, trazendo um estudo dentro de história da filosofia na atualidade. Nos capítulos seguintes, Galgano destrincha os diversos fragmentos do poema de Parmênides, mostrando a capacidade do filósofo em observar o comportamento mental humano.

O autor ainda examina as estruturas do pensar e do pensamento propostas por Parmênides. Sua proposta é tentar evidenciar que tipo de observação e auto-observação levou Parmênides a encontrar e expor um método do pensar para o “caminho da pesquisa”, que afinal se mostrará uma das colunas de sustentação da cultura ocidental, de sua época em diante, até hoje.