Obra reúne Tomás de Aquino e Paulo Freire | Paulus Editora

Releases

14/06/2016

Obra reúne Tomás de Aquino e Paulo Freire

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Tomás de Aquino e Paulo Freire
Autor: Frei Carlos Josaphat
Coleção: Dialogar
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 240
Área de interesse: Diálogo inter-religioso

Escrito pelo Frei Carlos Josaphat, lançamento da PAULUS convida leitor para conhecer dois gênios e as suas obras

A PAULUS acaba de lançar o livro Tomás de Aquino e Paulo Freire, escrito pelo Frei Carlos Josaphat. Como o próprio autor anuncia, a obra é especialmente dedicada aos educadores, educadoras e as pessoas que vivem lutando e trabalhando para realizar o sonho de Paulo Freire e as aspirações vividas e esboçadas por Tomás de Aquino: “resgatar o mundo pela educação”.

A obra parte de um diálogo com as duas personalidades que questionam a história. De um lado a doutrina medieval de Tomás de Aquino, original e criativa, fundada em uma metafísica do conhecimento, fiel à grande tradição filosófica e atenta à observação do dinamismo da inteligência.

De outro Paulo Freire redescobre e até inventa simplesmente uma pedagogia integral e dinâmica, enraizada no contexto latino-americano, mas abrindo-se a um universalismo concreto e aos problemas da realização da liberdade e cidadania para a humanidade nesta era da globalização.

A obra promove uma reflexão que estuda as posições de ambos, desses mestres geniais que não apenas estudaram os valores e os direitos humanos em si, de maneira teórica e universal. Eles também tinham consciência de que o mundo estava dominado pela violência, pela injustiça instalada no poder e nas instituições, tendo assim carência da mensagem libertadora. De igual maneira, o valor supremo da liberdade inspira os projetos emancipadores em sociedades opressoras, levando à mobilização e à luta dos oprimidos.

Mineiro de Abaeté, conhecida também como cidade-menina, frei Carlos Josaphat, frade dominicano, professor emérito da Universidade de Friburgo (Suíça), onde lecionou por 27 anos, completará, em 2016, 95 anos de experiência, sempre com bom humor, discorrendo sobre ética, moral, teologia, doutrina social, tudo culminando em uma ética mundial. Frei Betto disse que frei Carlos Josaphat é o maior conhecedor de Tomás de Aquino no Brasil, e grande admirador e amigo de Paulo Freire, amizade que gerou este livro.