Obra reflete sobre o uso excessivo das tecnologias | Paulus Editora

Releases

14/02/2014

Obra reflete sobre o uso excessivo das tecnologias

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Mundo real chamando
Autora: Shirley Souza
Coleção: De Que Lado Você Está?
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 128
Área de interesse: Infantojuvenil

A maioria das pessoas considera a Internet algo essencial, mas até que ponto ela interfere nas relações sociais? O livro Mundo real chamando aborda essas e outras questões relacionadas à utilização das tecnologias pelos jovens nos dias atuais.

“Cada vez mais fazemos diversas tarefas ao mesmo tempo, queremos rapidez nas respostas e quase não saímos da frente do computador. E um conflito surge: mundo real x universo virtual”, comenta a autora.

O livro se desenvolve a partir das ideias do personagem Paulo Henrique, o PH, que considera normal passar 8 horas por dia conectado em seus games. Para ele, ficar em frente ao computador o dia todo faz parte de sua rotina. Já a sua mãe compara a atitude do filho a um vício, defendendo a importância da convivência social.

Shirley recria episódios comuns do cotidiano dos jovens, como a dependência da Internet, a importância de os pais não proibirem o acesso radicalmente e sim garantir um equilíbrio e limites, o uso excessivo da linguagem conhecida como “internetês”, na qual as palavras são abreviadas e sem acentos. Ela também ressalta alguns perigos proporcionados pela rede, como pessoas que criam perfis falsos para enganarem aqueles que estão “do outro lado”.

“A Internet, o computador, o videogame ou o celular não causam doença nenhuma. O que gera um desequilíbrio é a má utilização dessa tecnologia, o uso exagerado e descuidado”, conclui a autora.

Mundo real chamando é mais um lançamento da coleção De Que Lado Você Está?. Propõe reflexão sobre a inclusão digital na vida das pessoas e alerta que as novas tecnologias devem ser usadas de forma consciente. Assim como todas as obras da série, que tratam de temas como política, meio ambiente e consumo, este livro também deseja ajudar o leitor a escolher de qual lado quer estar.

Shirley Souza gosta de escrever sobre diversos assuntos, entre eles os preferidos: sentimentos, amizades, mistérios e fantasias. Já escreveu mais de 25 livros para crianças e jovens. Em 2008, ganhou dois prêmios importantes: o Jabuti, aqui no Brasil, e o Prêmio Jóvenes del Mercosur, na Argentina – ambos por títulos escritos para adolescentes.