Ficha Técnica
Título: Cadeira… cadeia quebrada
Autor: Nireuda Longobardi
Coleção: Arteletra
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Infantojuvenil
Obra infantojuvenil da PAULUS conta a trajetória da cadeira
Livro nasceu na aula de artes sobre natureza-morta e percorre desde o caminho da extração de materiais naturais até seu consumo, alertando o leitor para práticas sustentáveis
A PAULUS publica a obra infantojuvenil “Cadeira… cadeia quebrada”, escrita e ilustrada por Nireuda Longobardi, da coleção Arteletra.
A ideia do livro nasceu a partir de uma aula da autora no Colégio Santa Clara em São Paulo (SP), sobre arte e natureza-morta, na qual ela percorreu toda a trajetória de uma cadeira, desde o seu nascimento como árvore, passando por sua produção e utilização.
A história é narrada pela própria cadeira, que relembra o seu passado como árvore e a companhia de seus antigos amigos. Depois, relembra as etapas de sua extração, transformação, transporte e seu novo lar, nas brincadeiras de uma família em suas diversas e criativas utilizações.
Ao final, a obra reserva uma parte para incentivar a reflexão sobre os objetos que rodeiam as crianças, questionando do que são feitos e a sua origem. Também incorpora explicações sobre a natureza-morta e as suas representações. Para isso, inclui dados sobre alguns artistas e menciona onde ver algumas de suas obras, como Van Gogh (1853 – 1890), Picasso (1881 – 1973) Cézanne (1839 – 1906). O exemplar ainda menciona uma lista com alguns autores brasileiros que trabalham questões ecológicas como Hélio Melo, Vik Muniz e outros, e apresenta alguns passos para reflexão, uma lista com entidades ecológicas além de filmes e sites sobre a questão.
Nireuda Longobardi nasceu no Rio grande do Norte e hoje mora em São Paulo, com marido, três filhos e um gatinho. Estudou Educação Artística e Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez especialização em Gestão, Planejamento e Educação Ambiental na UNISA, Universidade Santo Amaro. É arte-educadora, ilustra livros e cordéis. Em suas oficinas, procura trabalhar com a reutilização de materiais; para desenvolver suas xilogravuras, ele utiliza sobras de madeira e madeira de demolição. Pela PAULUS, é autora dos livros Mitos e lendas do Brasil em cordel e A abelhinha; pela Mundo Mirim, O rouxinol e o imperador em cordel. Também possui livros ilustrados em diversas editoras.