Obra da PAULUS pesquisa trânsito religioso, cultura e mídia | Paulus Editora

Releases

31/03/2015

Obra da PAULUS pesquisa trânsito religioso, cultura e mídia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Trânsitos religiosos, cultura e mídia.
Autor: Adilson José Francisco
Acabamento: Brochura
Formato: 14.5 cm x 21 cm
Páginas: 440

Livro faz uma radiografia do campo religioso brasileiro, partindo de estudos e entrevistas com os fiéis e líderes do mundo evangélico e também apresenta mudanças que ocorreram no âmbito das religiões

Com o intuito de compreender as diversas manifestações religiosas neopentecostais, existente no Brasil nas últimas três décadas, o livro Trânsitos religiosos, cultura e mídia – a expansão neopentecostal, de autoria de Adilson José Francisco, aponta muitos estudos e reflexões sobre a nova visão do mundo contemporâneo no quesito religião.

A obra, que mantém em sua composição raro cuidado, maestria e ética em relação aos seus depoentes, oferece ao leitor um vasto panorama sobre a expansão neopentecostal, especialmente no Brasil. O texto é escrito sob a ótica recente de transformações em torno de crenças e práticas religiosas, entre contínuas perdas e desenlaces, angústias e subjetividades que modificaram a estrutura da religião nos últimos tempos.

O livro é composto por seis capítulos, por horizontes do incerto terreno de proselitismos contemporâneos, que com suas atividades ganham espaço nas mídias e até assumem embates políticos. Dessa forma, ao acompanhar o impacto das perturbações da sociedade atual e sua exposição na mídia, o autor resgata importantes considerações para as diferentes áreas do conhecimento.

O autor é desafiado a pensar questões do presente e é impulsionado a refletir sobre os processos macros e quantitativos das transformações e diversificações religiosas, mas para a percepção de tais processos estão relacionados às vivências e práticas sociais por sujeitos. O título dispensa os depoimentos orais, e para compreender e registrar todos os fatos, Adilson vai além das perspectivas, frequentando diversos cultos, analisados em metodologia de história oral, sob o enfoque de estudos culturais.

Por fim a obra focaliza a crença de evangélicos pentecostais, cruzando entrevistas, observações, análises de ritos e pregações como fontes e reveste-se de grande significado para estudiosos de ciências sociais e humanas. O neopentecostalismo é compreendido como modalidade religiosa evangélica, inspirados nos modelos das igrejas norte-americanas que surgiram no Brasil no final na década de 1970.

Adilson José Francisco é professor adjunto do Departamento de História Da UFMT, campus de Rondonópolis. É licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia. Possui mestrado em Educação e publicou o livro Educação e Modernidade: os salesianos em Mato Grosso, em coedição com as editoras Entrelinhas e Edufmt. É autor de diversos artigos em periódicos científicos e capítulos de livros. Coordena o grupo de pesquisa Hisocult/CNPq, no qual desenvolve pesquisas sobre religiosidades e transformações socioculturais contemporâneas. É editor do periódico científico Coletâneas do Nosso tempo e coordenador de cultura da UMFMT/Rondonópolis