Obra da Paulus mostra como a arte-terapia colabora com aqueles que buscam a superação | Paulus Editora

Releases

29/07/2011

Obra da Paulus mostra como a arte-terapia colabora com aqueles que buscam a superação

Por adm

Título: O caminho do imaginário
Autora: Alexandra Duchastel
Coleção: Psicologia e educação
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 232
Área de interesse: Psicologia

“Sylviane, uma jovem atingida por um câncer no seio, chega ao grupo de arte-terapia totalmente desencorajada ao constatar que o penoso tratamento que acaba de fazer não teve o efeito esperado. Sylviane se diz resignada a morrer. Sua linguagem corporal envia, contudo, uma mensagem contraditória com o que ela diz; de fato, seus braços se agitam de cima a baixo. Eu faço Sylvane tomar consciência desse movimento e lhe peço pra jogar com sua amplitude, sua força e sua velocidade. Rapidamente, suas bochechas lívidas colorem-se. Ela me olha, o olhar inflamado diz: ‘É bem simples, eu jogarei tinta na parede!’. ‘Sorrindo, eu lhe respondo: O que a impede?’”

Esse relato faz parte da experiência de Alexandra Duchastel, psicóloga e arte-terapeuta profissional que, motivada a mostrar a contribuição positiva da arte-terapia para curar feridas agudas, superar bloqueios ou permitir nos conectarmos com nossa sabedoria, disponibilizou-o, assim como outros, em O caminho do imaginário – O processo de arte-terapia, da PAULUS.

Segundo a autora, esse trabalho visa, primeiramente, suscitar uma reflexão sobre a maneira de abordar e de habituar o poder curador da arte, do imaginário e dos corpos em nossa vida. “Eu apresento nesta obra a arte-terapia como uma medicina da alma, uma via natural de cura psicoespiritual que favorece a autonomia e o gerenciamento das pessoas por elas mesmas. Dia após dia, minha experiência profissional e pessoal reforça minha convicção de que a alma nos revela suas feridas mais profundas e, ao mesmo tempo, nos entrega seus segredos de autocura pela linguagem do imaginário”, explica.

Além dos relatos, que são as chaves das reflexões propostas por Alexandra, a obra oferece uma série de exercícios que ajudam o leitor a praticar a arte-terapia, como a pintura em movimento, na qual a autora sugere que o indivíduo sinta sua respiração, suas sensações e explore o espaço em que ele se encontra enquanto desenha.

Já no capítulo “As imagens do corpo”, a autora fala da importância das mensagens emitidas pelo nosso corpo na área da psicoterapia. “Não somente o corpo é uma fonte de informação inconsciente inestimável, mas nenhum empreendimento terapêutico pode se completar sem ele. Apesar de tudo, nós somos seres de carne e de sangue e não puros espíritos. Para integrar a transformação, é preciso vivê-la plenamente no corpo, encarná-la”, afirma.

Da coleção Psicologia e Educação, O caminho do imaginário – O processo de arte-terapia é leitura imprescindível para aqueles que desejam conhecer e também utilizar a arte-terapia como um meio de encontrar equilíbrio e sabedoria para superar os desafios da vida por meio de um processo criativo.

Alexandra Duchastel é psicóloga e arte-terapeuta profissional. Atua em prática privada desde 1993 e anima diversos ateliês de arte-terapia, seguindo uma abordagem centrada sobre um processo que ela chamou o Caminho do imaginário. Desde alguns anos, ela ensina arte-terapia na Universidade de Québec, em Abitibi-Témiscamingue. A autora também diplomou-se em gestão de artes e fundou o centro TEMENOS, para psicoterapias pelas artes, imaginário e corpo.