Obra da PAULUS interpreta Documento Evangelii gaudium | Paulus Editora

Releases

07/05/2015

Obra da PAULUS interpreta Documento Evangelii gaudium

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Dicionário da Evangelii gaudium
Autor: Paulo Suess
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 180

Livro traz em sua composição 50 palavras-chave, para uma leitura pastoral da exortação apostólica Evangelii gaudium – A alegria do Evangelho.

O presente livro Dicionário da Evangelii gaudium, de autoria de Paulo Suess, pretende facilitar o entendimento e expandir as propostas inovadoras do papa Francisco sobre a alegria de anunciar o Evangelho no mundo atual.

Com os inúmeros trabalhos das pastorais nos dias de hoje, nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ler as quase 50 mil palavras da “Exortação apostólica Evangelii gaudium” sobre o anúncio do Evangelho. Dessa forma o trabalho desenvolvido pelo autor busca ajudar todos aqueles que desejam aprofundar os aspectos específicos do documento em seus estudos ou trabalhos pastorais.

O livro faz parte da Coleção Comunidade e Missão, e visa elucidar a compreensão da leitura do documento, por meio de verbetes, cada um tratando de um determinado tema, além de reflexões que, muitas vezes, a leitura contínua não consegue revelar.

De acordo com Paulo Suess, o documento Evangelii gaudium remete à XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que em 2012 discutiu “a nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Em resultado aos trabalhos realizados no Sínodo Romano, o Sumo Pontífice apresenta o “Documento final” e transmite as novas formas de evangelização.

Nesse contexto, o autor mergulha no sentido próprio de cada palavra e mensagens transmitidas pelo Santo Padre. Entre elas ressalta a ideia de Francisco, de que “A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados”, formando verdadeiros discípulos e missionários. Por fim, o autor procura trazer aos leitores novas concepções e dimensões do texto.

Paulo Suess Presbítero diocesano, doutor em Teologia Fundamental. Trabalhou na Amazônia desde 1966 e, a partir de 1979, foi secretário-geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Foi presidente da Associação Internacional de Estudos da Missão (IAMS). Paulo Suess é assessor teológico do Cimi, professor de pós-graduação no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp) e autor de vários livros: Introdução à Teologia da Missão, Petrópolis, Vozes, 4ª ed., 2015; Dicionário da Evangelii gaudium – 50 palavras-chave para uma leitura pastoral, São Paulo, PAULUS, 2015.