Ó Trindade que adoro! O mistério de Deus revelado por Jesus | Paulus Editora

Releases

05/09/2023

Ó Trindade que adoro! O mistério de Deus revelado por Jesus

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Ó Trindade que adoro! O mistério de Deus revelado por Jesus
Autor: Guido Marini
Acabamento: Brochura
Coleção: Meditações
Páginas: 144
Dimensão (AXC): 21,00 x 13, 50
Área de interesse: Espiritualidade

Obra de Guido Marini convida a contemplar e dialogar sobre o mistério da Santíssima Trindade 

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Ó Trindade que adoro! O mistério de Deus revelado por Jesus”, escrito por Guido Marini com traduções de Pe. Mario do Santos, ssp, convida o público a meditar sobre o mistério da comunhão de amor entre as Pessoas divinas da Santíssima Trindade. Segundo o autor, mistério que toca, transforma e assume a cada cristão com amor incondicional. 

De acordo com esta publicação, as mediações propostas provêm de um curso de Exercícios Espirituais, que pretende auxiliar e introduzir os leitores numa compreensão contemplativa do mistério da Santíssima Trindade revelado na figura do Pai, Filho e o Espírito Santo. 

Para o autor, o Deus Uno e Trino, é, na verdade, Aquele em quem vivemos, nos movemos e existimos, portanto, a contemplação do mistério trinitário revela-se como um meio eficaz para iluminar a nossa vida e converter-nos a Deus, pois não existe verdadeira contemplação que não seja também transformação da vida. 

Neste caminho de reflexão, o autor tem como ponto de partida a reflexão e contemplação analítica do ícone “A Trindade” de Andrei Rublev. Na composição do ícone que traz a representação de três anjos numa mesa com o cálice, o leitor é convidado a meditar a janela que se abre sobre a eternidade de Deus que deseja conectar-se ao ser humano.

Entre as principais abordagens da obra, destacam-se os temas “O ícone, janela aberta para o mistério de Deus Trindade — parte I e II”; “A parábola do pai e dos seus dois filhos”; “A parábola do bom Samaritano”; “Zaqueu”; “À procura do rosto do Espírito Santo — reflexões I e II”; “A cruz de Jesus, coração trinitário”; “Anunciação de Maria, uma mulher no coração da Trindade” e “Ó Trindade beata”. 

Com esse viés, toda a atenção volta-se para cada um dos rostos do Pai e do Filho que são apresentados e explicados pelo autor Guido Marini com o apoio das Sagradas Escrituras que, por sua vez, revelam muito sobre a unidade de Deus em sua dimensão trinitária. Além disso, no final do Itinerário o autor propõe uma reflexão acerca da figura de Maria, a mulher que possibilitou que a humanidade tivesse e experimentasse o contato com o mistério do amor trinitário, isto é, por meio da presença do Cristo entre os homens. 

Segundo Guido Marini, a nossa fé é trinitária e, de certo modo, toda a nossa vida é trinitária, logo, encontrar-se com o mistério trinitário é, realmente, encontrar-se com aquele Deus que conhecemos e amamos, mas que devemos conhecer sempre mais. “Quanto mais conhecermos e amarmos, mais amaremos e mais conheceremos: este é um círculo vital pelo qual Deus é sempre novo na nossa vida. Entrar no mistério da Trindade nos ajudará a rever a nossa ideia de Deus, o nosso conhecimento de Deus”, afirma o autor.

Este livro é indicado para todos que desejam aprofundar os ensinamentos e a espiritualidade acerca do mistério da Santíssima Trindade, mistério central da fé e da vida cristã.

Guido Marini (1965) é bispo de Tortona (Itália), nomeado pelo papa Francisco em 2021. Em 2007, Bento XVI nomeou-o mestre de celebrações litúrgicas pontifícias. Estudou no seminário arquidiocesano de Gênova e foi ordenado sacerdote em 4 de fevereiro de 1989. Doutorou-se em Direito canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma), e licenciou-se em Psicologia da comunicação pela Pontifícia Universidade Salesiana (Roma).