O sentido do humano – entre fenomenologia, psicologia e psicopatologia | Paulus Editora

Releases

28/01/2021

O sentido do humano – entre fenomenologia, psicologia e psicopatologia

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: O sentido do humano – entre fenomenologia, psicologia e psicopatologia
Autora: Angela Ales Bello
Catálogo: Filosofia
Coleção: Mundo da vida
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 192
Áreas de interesse: Fenomenologia, filosofia

Autora oferece às ciências humanas uma perspectiva analítica e teórica para as investigações do campo religioso.

Se não se conhece o ser humano, como se pode orientar na compreensão das suas produções culturais e das suas manifestações peculiares?

As marcas da pesquisa de Angela Ales Bello se expressam pela harmonia entre o espírito crítico e o posicionamento construtivo na proposição do conhecimento. A discussão sobre os temas relativos à psicologia da religião e a psicopatologia fenomenológica constitui o centro de interesse deste livro. Aqui, o sentido da experiência religiosa para o ser humano é investigado tanto do ponto de vista psicológico quanto filosófico-fenomenológico e, em particular, a partir do tema da psicopatologia das religiões. O livro recolhe os resultados de estudos da autora e procura mostrar as relações entre as três pesquisas: a fenomenológica, a psicológica e a psicopatológica.

Na obra, a autora apresenta os traços essenciais de algumas figuras representativas, dentro da linha de pesquisa, que foram estudadas ao longo dos anos. Para compreender o estatuto epistemológico para a psicologia, Ales apresenta o ponto de vista de Edmund Husserl. Já sobre o entendimento da psique, um estudo sobre Psicologia e fenomenologia em Edith Stein. Quando o assunto é os transtornos da Psique, a autora apresenta a psicopatologia fenomenológica de Ludwig Binswanger. As teses de Bruno Callieri, herdeiro de Binswanger, aparecem no tema O encontro com a existência em sofrimento. A autora ainda apresenta os critérios interpretativos da existência psicopatológica e aborda a psicologia e psicopatologia da religião.

 “O meu trabalho é caracterizado pela exigência de pôr o ser humano além e, por isso, à base das duas culturas, a humanística e a científica, e de mostrar em particular que as duas disciplinas, a psicologia e a psicopatologia, que se referem ao humano, não podem ser abandonadas totalmente às ciências naturais. É oportuno, de fato, assumir uma atitude crítica em relação a cada posição reducionista do ser humano a um dos seus aspectos”, Angela Ales Bello.

Angela Ales Bello (Roma, 1940), filósofa italiana, é fundadora e diretora do Centro Italiano de Investigações Fenomenológicas, com sede em Roma. Graduada e pós-graduada em Filosofia pela Università La Sapienza de Roma, dedicou-se sobretudo ao estudo da fenomenologia de Husserl, mas também de outros autores da fenomenologia, particularmente filósofas que se formaram no âmbito do assim chamado Círculo de Göttingen, entre as quais Edith Stein, de quem é grande estudiosa.
Outrora professora de História da Filosofia Contemporânea na Pontifícia Universidade Lateranense (Roma), atualmente leciona Fenomenologia da Experiência Religiosa na Faculdade de Filosofia da mesma universidade.