O mestre dos guarda-chuvas | Paulus Editora

Releases

10/07/2017

O mestre dos guarda-chuvas

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O mestre dos guarda-chuvas
Autor (a): Elaine Pasquali
Acabamento: Grampeado
Coleção: Arteletra
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 32
Área de interesse: Literatura Infantil

Obra conta como os guarda-chuvas personalizados mudaram a história de Chuvópolis: uma cidade tomada pelas águas.

Os guarda-chuvas não se perdem, apenas trocam de mãos e esperam, com paciência, o momento de serem abertos e conversarem com a chuva. (Elaine Pasquali)

Quem nunca esqueceu um guarda-chuva em algum canto da cidade? Isso pode ser algo comum pra quem mora em lugares que passam por variações de tempo em um único dia: de manhã, chuva; à tarde, faz sol e, nesse momento, sempre tem alguém que esquece um guarda-chuva pelo caminho. Para homenagear essas pessoas, a autora Elaine Pasquali Cavion lança a obra O mestre dos guarda-chuvas, com ilustrações de Rubem Filho.

Com a chegada do mestre dos guarda-chuvas, Chuvópolis deixou de ser uma cidade cinzenta e triste. Os habitantes, que se preocupavam diariamente com a previsão do tempo, passaram a apreciar as formas, os desenhos coloridos e os detalhes dos guarda-chuvas personalizados criados pelo mestre. Aos poucos, as cores foram trazendo alegria e vida para a população. E foi numa tempestade que uma forte ventania fez com que os guarda-chuvas levantassem voo. Todos ficaram desesperados sem o objeto predileto.

Quando a tempestade acalmou-se, uma chuva de guarda-chuvas flutuantes aconteceu. Eles caíram em lugares diferentes e distantes daqueles em que haviam levantado voo. Com isso, surgiu uma grande oportunidade na cidade: novas amizades nasceram. Preocupados em encontrar e devolver os guarda-chuvas, todos saíram e percorreram bairros distantes, foram a lugares que nunca haviam estado: “E, na ânsia de encontrar o que andava sumido, ou de devolver o que fora achado, paravam nas calçadas para conversar, juntavam-se em parques e praças, organizaram jantares, festas e feijoadas…”.

A autora afirma que a inspiração para escrever a obra veio de uma lembrança de sua infância: “Meu pai, motorista de táxi, com frequência encontrava um guarda-chuva, deixado por algum passageiro distraído pelo sol, que aparecia depois do aguaceiro. Assim, na minha casa habitavam os mais variados tipos, e eu ficava imaginando quem seriam seus donos e se sentiriam falta deles.”, diz Elaine Pasquali.

Elaine Pasquali Cavion é formada em Letras e Literatura, nasceu e mora em Caxias do Sul (RS). Há muito tempo trabalha no universo da leitura. Publicou seu primeiro livro em 2009 e, desde então, não parou mais de escrever. O mestre dos guarda-chuvas é o seu terceiro título pela PAULUS.