Ficha Técnica
Título: O fracasso do ateísmo
Autor: Jesús María Silva Castignani
Acabamento: Brochura
Coleção: Teologia hoje
Dimensões (AXC): 20,00 x 13,00
Páginas: 312
Área de interesse: Teologia
Em novo livro, autor Jesús María Silva Castignani reflete sobre o ateísmo e ajuda a repensar o mundo atual.
Publicado pela PAULUS Editora, o livro “O fracasso do ateísmo”, escrito por Jesús María Silva Castignani, é descrito pelo autor como um “livro de filosofia prática”. Segundo Castignani, trata-se de uma obra facilmente aplicável à vida e produzida em linguagem acessível e informativa ao público. No volume, o leitor é convidado para uma viagem pelas raízes das quais provêm as ideias presentes na sociedade, como escolas, institutos e universidades, famílias e amigos, séries, filmes, redes sociais, canções etc.
O autor busca desvelar as características do pensamento pós-moderno, voltando-se para questões fundamentais do ser humano, em busca da verdade, do fundamento, da orientação e das respostas de que o homem necessita. “Não podemos ignorar o que significou o materialismo para a história do pensamento e da humanidade. O ateísmo marcou profundamente o avanço da história mundial. Nosso mundo está marcado por esse ateísmo materialista que se plasma na forma de vida consumista, enquanto, em algumas regiões do mundo, se ampliam os regimes socialistas, que também reduzem o homem à matéria e impõem uma cosmovisão ateia”, afirma Castignani.
Para facilitar a assimilação do conteúdo, o livro foi organizado em quatro partes. Na primeira parte, o autor faz um breve resumo da história do pensamento e, em seguida, lança um olhar para as ideias que constituem o modo de pensar majoritário na atualidade, a chamada pós-modernidade.
Na segunda parte, Jesús María coloca perguntas fundamentais, que podem dar sentido à vida e que, muitas vezes, ficam abafadas pelo barulho que rodeia a humanidade. Nesta parte, o volume resgata estas perguntas e busca respondê-las através de um olhar intuitivo.
Na terceira parte, o autor refuta o ateísmo, abordando os teóricos que asseguraram a inexistência de Deus e que contestam a resposta religiosa para as questões fundamentais da vida. Castignani busca dar uma resposta racional às argumentações citadas.
Na última parte, intitulada “A coerência do Teísmo (ou no rastro de Deus)”, o livro oferece os indícios racionais internos e externos que apontam na direção contrária do ateísmo, para ver em que medida é hoje possível crer em um Deus e defender sua existência.
Escrito para ateus, agnósticos e crentes de todas as religiões ou de nenhuma delas, a obra pretende buscar a transformação do mundo em que vivemos, do pensamento que nos rodeia, da cultura pós-moderna. “Este livro pretende, antes de tudo, ajudar-nos a pensar e repensar o mundo atual. Mas, para fazer isso, é muito importante ver de onde viemos”, afirma o autor.
Jesús María Silva Castignani nasceu no dia 18 de junho de 1983, sendo o 13º irmão dos 14 nascidos. Recebeu a vocação sacerdotal e foi ordenado no dia 3 de maio de 2008. Além dos estudos em Teologia, especializou-se em latim e grego; é licenciado em Teologia Patrística. Acompanhou, durante dez anos, muitos jovens, o que o levou a dedicar-se pessoalmente a essa pastoral, ministrando palestras, colóquios e conferências sobre afetividade e sexualidade em paróquias, colégios e universidades. Atualmente é pároco das paróquias San Isidoro, San Pedro Claver e Virgen del Castillo (Madri, Espanha). É também capelão dos colégios La Inmaculada e Cristo Rei, e coordenador da juventude do vicariato 1.