O Espírito Santo e a Tradição de Jesus | Paulus Editora

Releases

09/03/2023

O Espírito Santo e a Tradição de Jesus

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O Espírito Santo e a Tradição de Jesus
Autor: José Comblin / Hermínio Canova (org.)
Coleção: Espiritualidade bíblica
Acabamento: Brochura
Páginas: 352
Dimensões: (AxC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Teologia

PAULUS Editora leva ao público livro póstumo de Pe. José Comblin em seu centenário de nascimento

Para celebrar o centenário de nascimento de José Comblin, a PAULUS Editora lança a obra “O Espírito Santo e a Tradição de Jesus”. Falecido em 27 de março de 2011, o livro traz uma versão definitiva do testamento teológico-espiritual do Pe. Comblin, uma publicação póstuma organizada por Hermínio Canova, extraída a partir de escritos encontrados nos arquivos do padre belga.

Por meio de exemplos candentes e a partir dos diferentes períodos da história da cristandade, Comblin analisa o afastamento da Igreja das fontes do Evangelho. Desde os apóstolos até o testemunho dos mártires do século XX, o autor ilustra a Tradição de Jesus presente em vidas e movimentos eclesiais identificados com o Reino de Deus.

O livro está organizado em quatro partes, que oferecem os temas: “As origens da tradição”, “A tradição evangélica”, “A tradição religiosa” e “Na aurora do século XXI”. Em treze capítulos, Pe. José Comblin convida o leitor para uma compreensão mais profunda da tradição de Jesus, partindo da diferenciação entre religião e Evangelho. Segundo a publicação, enquanto não houver uma distinção entre a mensagem do Evangelho e a tradição religiosa, não haverá clareza sobre o núcleo mais precioso da fé. Na apresentação do volume, Alder Júlio Ferreira Calado e Hermínio Canova destacam o esforço do autor em distinguir, na forma e no conteúdo, o que pertence ao terreno do Evangelho e o que pertence à tradição religiosa.

De acordo com Comblin, “cresce o sentimento de que somente se pode evangelizar voltando às raízes com a convicção de que a história acumulou muita poeira e muitas construções inúteis, e que os discursos acumulados escondem a mensagem do Evangelho”. Para o autor, o desafio presente é redescobrir a novidade do Evangelho e seu valor temporal. Uma das soluções apontadas pelo teólogo é restituir os Evangelhos e a Bíblia ao seu contexto, libertando-os de todas as teologias cristãs para aproximar o texto do mundo atual.

No decorrer da obra, Comblin apresenta uma genealogia da presença do Espírito Santo dentro da tradição revelada por Jesus no itinerário da Igreja, e aborda aspectos fundamentais do Novo Testamento; as tradições paulina, joanina e lucana; o primeiro milênio da Igreja Católica; a cristandade medieval; a vinda dos primeiros missionários à América; os santos padres na América Latina; a Igreja tridentina; o renascimento católico depois da Revolução Francesa; os sinais do Evangelho no presente; o nascimento de uma nova teologia, entre outros temas centrais que, em sua totalidade, oferecem ao leitor uma compreensão embasada de diferentes períodos da Igreja e do cristianismo, até os dias de hoje.

A publicação é indicada para religiosos, leigos, estudantes de Teologia, membros de movimentos, pastorais e todos aqueles interessados em aprofundar seu conhecimento na teologia de Pe. José Comblin, grande referência da área que tem despertado interesse de pesquisadores e estudiosos no Brasil e na América Latina.

Pe. José Comblin — um dos grandes teólogos da libertação na América Latina — nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 1923, e chegou ao Brasil em 1958, onde lecionou em São Paulo e Campinas. Durante os anos 1960, atuou em Santiago, Chile; em Recife, no Instituto de Teologia (Iter); e também no Ipla, em Quito, Equador. Em 1972, foi expulso do Brasil e voltou para o Chile. Expulso também de lá pela ditadura, retornou ao Brasil, onde foi anistiado em 1986. Em 1981, protagonizou a fundação do Seminário Rural, em Serra Redonda (PB). Em 1989, fundou a Escola de Formação Missionária em Juazeiro (BA). Faleceu em março de 2011, em Simões Filho (BA). Escreveu mais de 70 livros e mais de 400 artigos. Em seus últimos anos, José Comblin se dedicou à elaboração conclusiva de seus pensamentos sobre o Espírito Santo e o projeto de Jesus, temas priorizados ao longo de sua vida. Pela PAULUS Editora, publicou os livros “Vocação para a liberdade”, “Viver na esperança”, “A oração de Jesus”, “A liberdade cristã”, “Padre Cícero de Juazeiro”, entre outros.