O contexto litúrgico-sacramental da Igreja em sua evolução histórica | Paulus Editora

Releases

13/07/2022

O contexto litúrgico-sacramental da Igreja em sua evolução histórica

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: O contexto litúrgico-sacramental da Igreja em sua evolução histórica
Autor: Washington Paranhos, SJ
Coleção: Academia Litúrgica
Acabamento: Brochura-PUR
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 240
Áreas de interesse: Filosofia

Obra apresenta estudo sobre a história da liturgia na Igreja Católica

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “O contexto litúrgico-sacramental da Igreja em sua evolução histórica”, escrito por Washington Paranhos, SJ, inaugura a coleção “Academia Litúrgica”. Na presente publicação, o autor estuda o contexto histórico da liturgia vivida pela Igreja Católica e suas principais características e significados.

De acordo com a obra, o conteúdo dirige-se a todas as pessoas que pretendem participar de forma mais consciente da liturgia da Igreja, considerada o “cume para o qual se dirige a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte donde emana toda a sua força” (SC 10).

Segundo o autor, para compreender a liturgia é importante estudá-la, antes de tudo, na Palavra de Deus e na Tradição que essa Palavra transmite na sua integridade. Além disso, é importante ainda, um estudo histórico genético das formas celebrativas, para compreender as estruturas e as mudanças e transformações pela qual passou no decorrer da história.

Neste contexto, o conteúdo apresentado pelo presbítero jesuíta Washington Paranhos, reúne um vasto material sobre a história da liturgia latina e dos sacramentos com um todo.  Segundo a publicação, até o Concílio Vaticano II, o estudo das fontes dentro do ratio studiorum (método pedagógico dos Jesuítas) dos seminários não tinha muito valor, e o estudo do assunto movia-se segundo uma abordagem histórico-genética, seguindo o método correspondente. O autor ressalta que para um estudo mais autêntico da liturgia, deve-se dar espaço para a dimensão teológica, espiritual e pastoral da realidade litúrgica.

Para o autor, mais do que um conjunto de ritos, a liturgia é um dom de Deus, uma janela que se abre para além do tempo, o instrumento que Deus colocou à disposição dos homens para estar em união com o Cristo.

Entre os temas em destaques, o autor aborda três principais temáticas: “Panorama histórico litúrgico-sacramental”, onde estuda temas: “As origens e o fundamento do dado celebrativo”;  “A liturgia nos primórdios do cristianismo” e “A era dos mártires e as marcas significativas desse período”.

Na sequência, apresenta o tópico “Desenvolvimento e declínio da liturgia e da sacramentária”, com as seguintes reflexões: “A liturgia em fase de estruturação plena a partir do século IV”; “O período medieval”; “A questão do devotio moderna e a questão da Reforma Protestante e da Contrarreforma” e o tema “A liturgia e a sacramentária do século XVII ao século XIX”.

Por fim, o último tema central aborda a “Continuidade e descontinuidade no âmbito litúrgico-sacramental” com o estudo dos temas:A liturgia e a sacramentária em mudança – O movimento Litúrgico”; “A reforma litúrgica do Concílio Vaticano II” e “A recepção litúrgico-sacramental conciliar”.

Em suma, nesta obra, o autor dedica-se à história litúrgica, com o objetivo de oferecer um olhar panorâmico sobre uma realidade complexa, considerando não apenas a história da liturgia, mas também aquela da sacramentária, com uma atenção aos sacramentos da iniciação cristã, desde as comunidades apostólicas até os nossos dias. O livro é indicado para bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, estudantes de teologia, professores de teologia nas cátedras de história, liturgia e sacramentos, leigos, agentes de pastorais e todos os interessados em teologia litúrgica.

Washington Paranhos, SJ, é presbítero jesuíta, doutor em Teologia com especialização em Liturgia e Sacramentária pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (2017) e professor de Teologia Sistemática, atuando nos programas de graduação e pós-graduação em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).