O Bispo, o Pastor: autoridade na Igreja é servir | Paulus Editora

Releases

20/10/2023

O Bispo, o Pastor: autoridade na Igreja é servir

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O Bispo, o Pastor: autoridade na Igreja é servir
Autores: Papa Francisco/ Carlo Maria Martini
Acabamento: Brochura
Coleção: Palavras da Igreja
Dimensões (AXC): 21,00 x 13,50
Páginas: 96
Área de interesse: Pastoral/ Episcopado

Livro do cardeal jesuíta Carlo Maria Martini é atualizado e complementado pelo papa Francisco, a partir de uma ótica sinodal

Apresentado pela PAULUS Editora, o livro “O Bispo, o Pastor: autoridade na Igreja é servir”, de autoria do cardeal Carlo Maria Martini e papa Francisco, oferece ao leitor uma verdadeira teologia do episcopado, uma ampla visão do ministério episcopal como serviço, na perspectiva prática do dia a dia do ministério. A obra faz memória dos dez anos de falecimento de Martini, ocorrido em 2012.

A proposta deste volume é retomar um livro já esgotado de Carlo Maria Martini e atualizá-lo, a partir de uma ótica sinodal, com as reflexões de outro bispo jesuíta, o papa Francisco. A obra está organizada em duas partes. Na primeira, intitulada “O bispo”, o arcebispo de Milão reflete, partindo de sua experiência pessoal, da figura do bispo, um dos papéis centrais na comunhão hierárquica da Igreja, a origem histórica a partir das fontes, as dificuldades encontradas no exercício do ministério, a relações e o princípio de comunhão universal da Igreja.

Na segunda parte da obra, intitulada “O pastor”, fica sob responsabilidade do papa Francisco dar continuidade ao texto de Martini, a partir de sua experiência como bispo e pastor dos fiéis. Numa escrita intensa, densa e capaz de olhar para a Igreja tanto em sua forma institucional como profética, está uma proposta que se apresenta como caminho de esperança, neste tempo em que tanto se fala de sinodalidade e se coloca em questão a relação hierárquico-pastoral na Igreja. “Esperamos que esta iniciativa editorial permita uma retomada e uma releitura de um ministério que, desde as próprias origens da Igreja, nos foi confiado e que pode existir somente graças a um vínculo intenso entre o povo de Deus e aqueles que são chamados a guiá-lo”, afirma a obra.

“É uma ótima contribuição para uma reflexão sobre o episcopado, não só dos bispos sobre sua missão, mas também dos fiéis sobre a missão de seus tão amados pastores”, afirma Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da diocese de Santo André (SP) no prefácio da edição brasileira da publicação. O livro é indicado para bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e todos aqueles que buscam compreender como funciona a hierarquia da Igreja Católica a partir de um ponto de vista pastoral, participativo e a partir da lógica do serviço.

Carlo Maria Martini (1927 – 2012), cardeal jesuíta italiano, foi arcebispo da arquidiocese de Milão durante mais de duas décadas, durante as quais estabeleceu um diálogo aberto com crentes e não crentes. A PAULUS publicou suas seguintes obras: “Diálogos noturnos em Jerusalém: sobre o risco da fé” (em coautoria com Georg Sporschill, 2008) e “Eu creio na vida eterna” (2013).