Novo volume da série Pensamento Comunicacional Brasileiro | Paulus Editora

Releases

14/12/2015

Novo volume da série Pensamento Comunicacional Brasileiro

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Pensamento comunicacional brasileiro: o legado das Ciências Humanas – Volume 3
Catálogo: Comunicação
Autores: José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes
Acabamento: Brochura
Formato: 13 cm x 22,5 cm
Páginas: 664
Áreas de interesse: Comunicação e Afins

Dando continuidade à coleção, obra da PAULUS organizada por José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes apresenta uma reunião de artigos de especialistas da área sobre mídia e consumo

A PAULUS Editora apresenta a obra Pensamento comunicacional brasileiro – O legado das Ciências Humanas – Mídia e Consumo – Volume 3, fruto da parceria entre José Marques de Melo, doutor e livre-docente em comunicação, e Guilherme Moreira Fernandes, jornalista e mestre em Comunicação.

O livro faz uma análise sobre o cenário da comunicação no Brasil a partir da organização de textos de autores brasileiros renomados, apontando possibilidades e um novo olhar sobre os fenômenos comunicionais. Juntam-se também exegeses e comentários de pesquisadores vinculados com o campo da comunicação.

A obra é dividida em duas partes e composta por doze capítulos. A parte inicial apresenta Comunicação: fluxos comportamentais (consumo, participação e opinião pública), enquanto a segunda trata de Comunicação: Ciências Sociais Aplicadas.
José Marques de Melo venceu o Jabuti 2013 com o livro História do Jornalismo – Itinerário crítico, mosaico contextual e também foi indicado como finalista em edições anteriores do prêmio.

De acordo com o preâmbulo de Luís Humberto Marcos, a novidade desta obra não está na emersão da Comunicação a partir das “ciências humanas”, ou das “ciências sociais e humanas”, designação que suscita dúvidas epistemológicas. A novidade está na segmentação e sistematização dos mais variados campos da progressão científica brasileira, em articulação com as principais correntes do pensamento europeu (e não só), nos espaços da sociologia, da psicologia, da antropologia etc. A novidade está na riqueza de reflexões que se cruzam, criticamente, com diferentes olhares.

José Marques de Melo é jornalista pela universidade Católica de Pernambuco, graduado em ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação e fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente, atua como professor titular da Universidade Metodista, onde é diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação.

Guilherme Moreira Fernandes é jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutorando em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua como professor da especialização em televisão, cinema e mídias digitais. Além disso, é diretor e administrador da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação.