Novo livro da estudiosa Davina Lopez propõe reflexões sobre a missão e a figura de Paulo | Paulus Editora

Releases

21/03/2011

Novo livro da estudiosa Davina Lopez propõe reflexões sobre a missão e a figura de Paulo

Por adm

Título: Paulo para os conquistados – Reimaginando a missão de Paulo
Autora: Davina C. Lopez
Coleção: Temas Bíblicos
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 368
Área de interesse: Bíblica

Muitos especialistas afirmam que, raramente, as pessoas têm uma posição neutra sobre Paulo de Tarso. Isso porque ele é uma das figuras mais influentes da civilização ocidental quando o assunto é religião, moralidade e política. Seguindo o mesmo raciocínio desses estudiosos, Davina C. Lopez escreveu Paulo para os conquistados – Reimaginando a missão de Paulo.

Lançamento da PAULUS, o presente trabalho é uma revisão da tese de doutorado da autora nos estudos do Novo Testamento, submetida ao Union Theological Seminary, em Nova Iorque. E é à luz do legado controverso do apóstolo que o livro busca reimaginar a consciência paulina e as comunidades como sendo criticamente liberacionistas na orientação e transformadoras no potencial.

Segundo Davina, a obra não admite a derrota de Paulo, apesar de afirmar que ele trabalhou em meio àqueles considerados derrotados. “Afirmo que este livro é uma releitura crítica de Paulo e não uma recusa em lê-lo. Na verdade, ele é uma ferramenta mais potente para sustentar interpretações dominantes e opressivas de Paulo, responsáveis por injustiças. Culpá-lo por vários prejuízos tenazes tira um pouco o peso dos nossos ombros por causa de histórias infelizes de interpretação paulina, onde povos marginalizados se tornam ainda mais marginalizados”, afirma.

No centro das reflexões reunidas neste título está a seguinte indagação: “Quem são os gentios aos quais Paulo afirma ter sido enviado?”. Para a autora, a identidade e as propriedades semióticas dos gentios (não judeus), tanto quanto o relacionamento de Paulo com eles no seu contexto imperial romano, são um completo desafio, bem como um caminho para se reimaginar o apóstolo. “Como uma categoria social e teológica, os gentios não são nem autoevidentes nem simplistas. No capítulo de abertura deste livro, situo o problema de Paulo e dos gentios, como também destaco uma mudança metodológica não idealista e alternativa que chamo de reimaginação crítica de gênero”, explica.

Já no capítulo 2, o leitor encontrará algumas fontes visuais. Trata-se de figuras que ajudam na análise feita pela autora, chamada de “destino das nações de ideologia imperial romana”. Tais fontes estão inteiramente ligadas às textuais, ou seja, à representação literária das nações em relação aos romanos, também abordada no livro.

Davina ainda apresenta uma reimaginação crítica de gênero de Paulo como apóstolo às nações derrotadas com foco na releitura de Gálatas, sugerindo que ele mude tanto sua autoapresentação quanto sua relação com todas as nações sob o domínio romano. “A nova perspectiva tem certamente apontado a completa judeidade de Paulo e dos escritores do Novo Testamento, e um trabalho império-crítico tem situado essa judeidade como sendo moldada e respondendo às afirmações romanas de dominação universal sobre todas as nações. Eu proponho que separações teológicas e cúlticas tradicionais são inadequadas para entender a missão de Paulo aos gentios e a alegada rejeição dos judeus”, conclui.

Paulo para os conquistados – Reimaginando a missão de Paulo pertence à coleção Temas Bíblicos, série com mais dois títulos que incentivam o aprofundamento dos leitores nos estudos paulinos: A antropologia pastoral de Paulo, de Jerome Murphy-O’ Connor, e A Igreja doméstica nos escritos de Paulo, de Vincent Branick.

Davina C. Lopez é professora e pesquisadora do Novo Testamento.