Novaciano | Paulus Editora

Releases

12/04/2017

Novaciano

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Novaciano – A Trindade, Escritos éticos, Cartas – Vol. 37
Autor: Novaciano
Coleção: Patrística
Acabamento: Capa Dura / Costurado
Formato: 13 cm x 21 cm
Páginas: 240
Idioma: Português
Área de interesse: Patrística

A Trindade, Escritos éticos e Cartas

O conjunto de textos apresentados nesta 1ª edição da obra de Novaciano, publicada pela PAULUS Editora, apresenta uma imensa riqueza da Patrística Latina. Com esses escritos, o leitor é levado a conhecer um dos períodos mais difíceis na história da Igreja. A obra, diagramada com a preocupação em demarcar bem os parágrafos, facilita a leitura e localização de conceitos e temáticas. Sendo Novaciano um padre cismático, ele deixa como herança seus escritos e o grande legado de ensinamentos e doutrina para toda a Igreja.

Novaciano, segundo relatos da tradição, foi um presbítero de Roma com grande expansão cultural e de fé exemplar. Sofreu oposição pelo presbitério de Roma por ter a validade de seu batismo contestada. O padre latino foi um opositor do Papa Cornélio (†253) por julgá-lo tolerante demais para com os desertores da fé católica – os chamados lapsi. O movimento rigorista de Novaciano se espalhou e ganhou força, levando-o à excomunhão. As informações de sua morte não são tão seguras, mas julga-se que ele teria morrido mártir na perseguição de Valeriano em 257 – embora décadas posteriores tenham-lhe negado a coroa do martírio, justamente por ter morrido fora da comunhão eclesial (p.13).

A obra De Trinitate teve, por muito tempo, sua autoria questionada. Hoje, já não há dúvida quanto à paternidade de De Trinitate. Com essa obra, Novaciano foi considerado o “primeiro teólogo de língua latina na comunidade cristã de Roma”. O termo “Trindade” não aparece em nenhum lugar da obra, embora ela tenha sido assim nomeada por São Jerônimo. A obra versa sobre a doutrina da regra da verdade sobre o Deus criador, Jesus Cristo, o Espírito Santo e a demonstração da distinção e da união entre as pessoas divinas.

O segundo conteúdo do volume 37 da coleção Patrística contém os Escritos éticos. São três textos: Os alimentos dos judeus, Os espetáculos e O bem da castidade. No primeiro, Novaciano expõe à comunidade algo sobre as prescrições alimentares dos judeus, para que esta se guarde de certas influências e se apresente herdeira da única doutrina de Cristo. A segunda produção tem um contexto distinto. É uma exortação aos fiéis que frequentam os espetáculos pagãos, em que se utiliza das Escrituras para justificar sua oposição às manifestações culturais dos romanos. O terceiro texto dos Escritos éticos é O bem da castidade. Essa produção de Novaciano é mais tardia, escrita quando ele já ocupava a posição de bispo. Não aparecem polêmicas no texto, o que pode deixar transparecer que o cisma já havia sido consolidado. A redação tem um perfil de carta pastoral e está preocupada com o bem espiritual de sua comunidade no que se refere à castidade (pudicidade).

A terceira parte deste volume da Patrística contém as Cartas, três unidades desse gênero apresentadas depois de Escritos éticos. O corpo epistolar apresenta-se em 1, 2 e 3. Elas têm um conteúdo mais disciplinar e tratam de problemas enfrentados por Roma e Cartago sobre os lapsi (caídos). São orientações pastorais de admissão ou não desses cristãos. Estão cheias de afabilidade e reverência, entrando até em desacordo com a rigidez de seus escritos. Nas cartas há uma explicita insistência na observação da severidade da disciplina evangélica.

A PAULUS empenha-se em sempre levar a seus leitores um conteúdo de qualidade, bem preparado e cuidadosamente traduzido, a fim de que você, leitor, possa ter acesso às riquezas dos Pais da Igreja através de seus escritos, apresentados na coleção Patrística e nas demais novidades da editora.