Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum | Paulus Editora

Releases

03/07/2015

Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Laudato Si
Autor: Papa Francisco
Páginas: 160
Formato: 14 cm x 21 cm
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Área de interesse: Espiritualidade – Encíclicas Papais

Papa Francisco convida a sociedade a refletir sobre os cuidados com o meio ambiente e a preservação da “casa comum”, o planeta Terra, o principal meio de sobrevivência para a humanidade.

Dividida em seis capítulos, a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’, “Louvado seja”, convida a todos os cristãos homens e mulheres, a refletir sobre o meio ambiente, e a pensar nos diversos males que os homens tem causado ao planeta Terra, em virtude da ação descontrolada da atividade humana, em busca do poder e do progresso econômico.

Nessa encíclica, em razão da deterioração global do ambiente, Papa Francisco se dirige a cada pessoa que habita neste planeta e faz um apelo, sobre o urgente desafio de proteger a “casa comum” e inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. O sumo Pontífice convida a renovar o diálogo sobre o futuro do planeta.

Entre as principais reflexões, Francisco destaca a ecologia humana, a cultura do descarte e apresenta uma proposta de um novo estilo de vida. O novo documento do Papa faz uma breve resenha dos vários aspectos da atual crise ecológica. Retoma algumas argumentações que derivam da tradição judaica cristã, com o intuito de dar maior coerência ao compromisso com o meio ambiente, e resgata as raízes da situação atual, identificando as causas e os sintomas mais profundos. Francisco alerta para a necessidade imediata de debates sinceros e honestos, o que envolve a responsabilidade da política internacional e local.

O Santo Padre critica os abusos e o uso irresponsável dos bens que Deus colocou à disposição dos homens, ao lembrar dos sintomas de doença que se pode notar no solo, na água, no ar e nos seres vivos. O objetivo da nova encíclica é despertar a sociedade para os gritos de uma terra oprimida e devastada pelo pecado e egoísmo humano.  Nesse contexto, segundo o documento, quando o homem fecha os olhos para essa realidade, o mesmo corre o risco de ser, também ele, vítima dessa degradação.

“Laudato Si, mi Signore – Louvado sejas, meu Senhor”, assim cantava Francisco de Assis ao dar graças ao criador pela mãe terra e tudo o que ela produz. Dessa forma, Francisco propõe mudanças imediatas de reflexões de maturação humana inspiradas na experiência cristã.