Mulheres do Concílio Vaticano II | Paulus Editora

Releases

17/11/2016

Mulheres do Concílio Vaticano II

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Mulheres do Concílio Vaticano II
Autora: Maria Cecilia Domezi
Coleção: Marco Conciliar
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 158
Área de interesse: Pastoral, teologia e liturgia

Entre tantos marcos, o Concílio Vaticano II teve a participação de mulheres em um evento masculino e clerical. Nesta obra, a autora Maria Cecília Domezi apresenta o que o Concílio fez pelas mulheres e, principalmente, o que elas fizeram pelo Concílio, atuando com sua mística, valores humanos, inteligência, práticas, intuições e contribuições múltiplas.

Os tempos mudaram; a mulher já alcançou diversas conquistas sociais e políticas e ganhou seu espaço. No entanto, ainda hoje, passa por um processo de busca e reconhecimento pelo papel que exerce na sociedade. Essa trajetória é longa e as dificuldades de outrora eram mais intensas. Em 1963, o Papa João XXIII havia reconhecido a emancipação das mulheres como um dos sinais dos tempos da sociedade moderna na sua Encíclica Pacem in Terris.

À época, a Igreja Católica era uma das instituições reprodutoras do machismo de maior visibilidade, embora paradoxalmente já contasse com um número surpreendente de mulheres militantes nas diversas frentes de apostolado dentro e fora da Igreja. Foi em 1964 que 10 religiosas e 13 leigas foram convidadas para ser auditoras no Concílio Vaticano II. Elas deixaram marcas importantes nos documentos conciliares e trouxeram reflexões sobre as novas formas de participação do feminismo na Igreja.

Na obra, a autora apresenta temáticas direcionadas às mulheres do Vaticano II: emancipação da mulher; mulheres leigas e consagradas precursoras; mulheres na dignidade batismal etc. Cecilia Domezi também faz um tributo às pessoas estudiosas que deixaram obras fundamentais a respeito do tema. Essa homenagem se estende, de forma especial, in memoriam, a Dom Helder Câmara.

A autora
Maria Cecilia Domezi, cristã católica leiga que vem do convívio e serviço pastoral junto às CEBs, é doutora em Ciências da Religião, mestre em Teologia e em História Social, bem como membro do Observatório Eclesial Brasil. Sua produção acadêmica concentra-se na história da Igreja Católica, dos cristianismos e das religiões, notadamente na América Latina e Caribe, com sua tradição eclesial desde a Conferência de Medellín. Suas publicações têm realçado as mulheres e as CEBs com seu catolicismo popular. Pela PAULUS, publicou também O Concílio Vaticano II e os pobres, da mesma coleção.